Cidade

Prefeito entregou 36ª horta comunitária na região leste

Benfeitoria favorece o Alexandre Urbanas, na rua Nelson Brunelli, em frente ao campo de futebol

Prefeito entregou 36ª horta comunitária na região lesteAlzira Aparecida da Silva Paixão mora há 21 anos no conjunto Alexandre Urbanas, na região leste. Líder comunitária, estava feliz porque agora as famílias carentes, que ela ajudava com alimentos conseguidos junto ao CEASA, poderão dispor do seu espaço de terra para plantar um alimento saudável e sem agrotóxico.

“Este é o milagre da horta comunitária”, definiu Alzira, que participou, ontem (8), da inauguração da 36ª Horta Comunitária. O projeto da Prefeitura de Londrina, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, entregou os canteiros para o cultivo das hortaliças na rua Nelson Brunelli, em frente ao campo de futebol do Conjunto Habitacional Jardim Alexandre Urbanas, região leste de Londrina.

A 36ª horta conta com 576 metros quadrados de terreno, sendo que foram feitos 36 canteiros, onde estão plantados vários tipos de alface como, por exemplo, crespa, americana, mimosa verde e lisa e outras hortaliças como cebolinha, rúcula e salsinha.

Cada família é responsável por cuidar de seu canteiro, que mede 10 metros quadrados, sendo que, no Jardim Alexandre Urbanas, 36 famílias serão beneficiadas com o programa e vão cultivar 7 mil mudas. A prefeitura viabiliza a aração da terra, adubação inicial com esterco, encanamento da água utilizada para irrigação das hortaliças e as mudas iniciais. Cabe à comunidade, dar continuidade ao plantio.

Prefeito entregou 36ª horta comunitária na região lesteNa solenidade de entrega da horta, estiveram presentes, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa; o vereador Rodrigo Gouvea, secretários municipais, servidores da Secretaria de Agricultura e populares.

O prefeito Barbosa Neto disse aos moradores que estava satisfeito em entregar a horta. “É um dos indicativos da revolução silenciosa que estamos realizando”, disse. O prefeito ressaltou o caráter educativo e pedagógico que as hortas proporcionam aos idosos e crianças.

Ele lembrou ainda dos investimentos e ações da administração municipal na região leste,  falou do Centro de Convivência do Idoso Miguel Quesada, inaugurado na última sexta-feira, e da instalação da empresa do grupo Gralha Azul/TMT Memory Group, do empresário Charles César Sens de Oliveira. “Esta indústria de produção de hardwares será responsável pela geração de até 10 mil empregos diretos, em um período de oito anos”, destacou.

Barbosa lançou, também, um desafio para a Secretaria de Agricultura de finalizar, até dezembro, mais 15 hortas comunitárias, totalizando 51. “Assim poderemos ter uma média de uma horta para cada 10 mil pessoas”, declarou.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos