Saúde realiza oficina de alimentação complementar
Orientação para profissionais da saúde sobre nutrição infantil saudável é o foco das atividades
A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo a partir de hoje (14) a Oficina de Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). O curso está sendo realizado no Centro de Pastoral Bom Pastor, localizado na rua Dom Bosco, 145, na região central da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até quinta-feira (16).
Hoje e amanhã, serão realizadas as aulas teóricas no centro pastoral. Na quinta-feira (16), das 7h às 13h, os 26 participantes serão divididos em grupos e terão instruções práticas em seis Unidades Básicas de Saúde que são UBS João Paz, Parigot de Souza, Cabo Frio, Conjunto Vivi Xavier, localizadas na região norte da cidade e nas UBS Parque das Indústrias, região sul e Patrimônio Regina, na zona rural.
De acordo com a coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e responsável técnica das Ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Mara Consolin Poli de Castro, as seis UBS citadas estarão fechadas na quinta-feira, das 7h às 14h, devido a atividades da oficina. “Os conselhos municipais de saúde e as associações de moradores do entorno das UBS foram avisados sobre o fechamento de quinta-feira e esperamos contar com a colaboração da população”, disse a coordenadora.
O objetivo do curso é capacitar profissionais da saúde que vão orientar a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância da nutrição e alimentação infantil saudável. “É necessário implementar ações específicas de fortalecimento, apoio e promoção da alimentação complementar saudável e incentivar a orientação dela como atividade de rotina nos serviços de saúde, porque até os dois anos de idade a alimentação correta é essencial para garantir um desenvolvimento com saúde e diminuir o número da mortalidade infantil”, comentou Lilian Poli.
A oficina segue as normas do Ministério da Saúde, sendo que os 40 tutores já passaram pela capacitação em outubro do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde espera capacitar funcionários de todas as UBS da cidade. Estão participando do curso representantes da 17ª Regional de Saúde, docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e um docente de Nutrição da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). O município também cedeu uma vaga para profissionais da saúde de Cambé, Cambará e Rolândia.
Fotos: Luiz Jacobs