Destaques

Prefeitura anuncia 1.700 vagas para cursos de qualificação profissional

Prefeitura anuncia 1.700 vagas para cursos de qualificação profissional

Por meio do Pronatec, município vai disponibilizar vagas para beneficiários do Bolsa Família e Seguro Desemprego

Durante a entrevista coletiva semanal realizada hoje (16), o prefeito Barbosa Neto anunciou que, a partir de segunda-feira (20), estarão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Londrina. A qualificação técnica gratuita é destinada aos beneficiários do programa Bolsa-Família, Seguro Desemprego e alunos matriculados no ensino médio da rede estadual.  

Serão oferecidas em torno de 3.500 vagas, sendo, aproximadamente, 1.700 para o Bolsa-Família e Seguro Desemprego. As vagas são nas seguintes áreas de atuação: higienista de serviços de saúde; cuidador infantil; cuidador de idoso; atendente de nutrição; instalador e reparador de redes de computadores; montagem e manutenção de computadores; recepcionista em serviços de saúde e massagista.

Por meio do Pronatec, município vai disponibilizar vagas para beneficiários do Bolsa Família e Seguro Desemprego Os cursos de formação profissional serão realizados no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que é parceiro do programa, com duração entre 160 e 240 horas, que dá direito ao certificado profissional expedido pelo SENAI, SESC e IFPR. Segundo a diretora geral da IFPR, Edilomar Leonart, “o aluno não gastará nada com o curso, ao contrário, ele vai ganhar lanche, material escolar, a inscrição é gratuita e não há mensalidade. É realmente para qualificar quem precisa”, afirmou.

A secretária municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, destacou a importância do Pronatec, que vai promover a capacitação, através de cursos técnicos. “Vamos ampliar as possibilidades de inclusão no mundo do trabalho, por meio desta qualificação profissional. Além de prepará-los e criar novas oportunidades, nós também estamos atendendo uma necessidade do mercado local”, afirmou.

O critério utilizado para a escolha dos cursos ofertados levou em consideração o perfil dos beneficiários atendidos pelos programas de transferência de renda e das vagas de trabalho ofertadas, mas que não foram preenchidas. As atividades econômicas escolhidas são as áreas que mais empregam no município. Os cursos têm previsão para início em junho e não é necessário realizar prova para ser inserido no programa.

Segundo o prefeito Barbosa Neto, a implantação do programa na cidade vem sanar espaços que estavam abertos na área de qualificação profissional e dará mais oportunidade de emprego à população. “Havia muita reclamação sobre a falta de oportunidade de profissionalização, porque existem vagas para trabalho, mas há poucas pessoas qualificadas para assumir esses empregos. Nós criamos, no ano passado, com a Secretária do Trabalho, Emprego e Renda, programas para que os jovens possam ter oportunidade de se capacitar como, por exemplo, o Projovem e, agora, o Pronatec”, disse.

Cabe à Prefeitura de Londrina, efetuar a inscrição dos beneficiários do programa Bolsa-Família, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, assim como os beneficiários do Seguro-Desemprego, através das agências do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine). O curso e a inscrição são totalmente gratuitos.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal no dia 26 de outubro de 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos