Cidade

Prefeito recebe comitiva de empresários americanos

Empresa é responsável pela eliminação de resíduos não recicláveis e gera gás oxigênio e plasma

Prefeito recebe comitiva de empresários americanosO prefeito Barbosa Neto recebeu, durante a manhã de hoje (23), a comitiva de empresários dos Estados Unidos, que estão prospectando negócios na área ambiental na cidade de Londrina.

Participam da comitiva, Scott Rettberg, Donald McSwain, Thimoty Volk, além do londrinense George McClane, radicado nos Estados Unidos. O consultor e coordenador da viagem é o, também, londrinense, Ariovaldo Ferraz de Arruda.

O grupo de norte-americanos é representante da empresa Carbon Based Partners (CBP). Eles vieram conhecer Londrina, numa visita de dez dias, que se estende, também, a outras cidades da região. A empresa é especializada na questão ambiental e na eliminação de produtos não recicláveis.

O grupo é responsável pelo produto chamado  ‘Arc Master 1’ que elimina todos os tipos de resíduos químicos e biológicos dos materiais não recicláveis e que não podem ser jogados em lixos comuns, como, por exemplo, resíduos hospitalares ou militares. O resultado do processamento do lixo é o gás oxigênio e um pedaço de plasma inerte que tem aproximadamente o tamanho de uma laranja. O plasma resultante pode ser reutilizado pelas indústrias de logística reversa.

Prefeito recebe comitiva de empresários americanosO empresário Scott Rettberg disse que “as unidades de reciclagem da empresa são todas móveis e podem ser transportadas para o mundo inteiro, pois estão instaladas em caminhões. E, ao contrário da incineração que gera resíduo, o produto final da CBP é oxigênio e plasma, porque reduz o lixo a átomos. É uma energia limpa, por isso que, hoje, eu quero anunciar que esse projeto fica com Londrina”.

O empresário afirmou que a empresa pode gerar diretamente 600 a 700 empregos na cidade, cujo protótipo para sua instalação deve ficar pronto em seis meses. Segundo Scott Rettberg, dentro do prazo de cinco a seis anos, os empresários esperam qualificar mão de obra, para a construção de unidades em Londrina, que possam ser enviadas às outras sedes da indústria e utilizar fornecedores brasileiros.

Barbosa Neto explicou a importância de trazer empresas como esta, principalmente, com relação às questões ambientais. “Estamos negociando com o grupo CBP há algum tempo. Eles, ainda, vão visitar outras cidades durante a viagem de dez dias. Mas, pela afirmação do empresário Rettberg, eles já escolheram Londrina. Entraremos em contato com a Secretaria de Estado da Indústria e do Comércio, juntamente com o governador Beto Richa, para que possamos trazer esse recurso, que pode gerar mais de 600 empregos”, afirmou o prefeito.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos