Destaques

Prefeito participa de encontro sobre enfrentamento ao racismo

Prefeito participa de encontro sobre enfrentamento ao racismo

Evento contou com a participação da Procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Racismo do Ministério Público de Pernambuco, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa

A Prefeitura de Londrina, por meio da Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o encontro “Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial”.  Na ocasião o prefeito Barbosa Neto destacou a preocupação de sua administração com a questão debatida “Esse encontro é mais um tijolo que estamos colocando na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e sem preconceito”, disse. 

Barbosa Neto destacou ainda outras ações como a luta pela manutenção das cotas para negros nas universidades do município, debates anteriores já realizados sobre a mesma temática e disse este ser o momento de se retomar a capacitação dos professores municipais. “Somente pela educação é que vamos mudar, realmente, esse cenário de violência e discriminação que vemos hoje”.

A Procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Racismo do Ministério Público de Pernambuco, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa, veio à Londrina para socializar uma experiência de um grupo de trabalho coordenado por ela no Estado, que visa dar apoio a promotores, juízes, polícias Civil e Militar, prefeituras municipais e outros órgãos, no que diz respeito ao enfrentamento da discriminação racial dentro das instituições públicas.

A procuradora classificou a administração Barbosa Neto, como contemporânea e se disse surpresa em encontrar tantos setores envolvidos com a questão racial. “Fiquei encantada em ver tantas pessoas querendo mudar esse quadro de violência e discriminação racial que nos deparamos todos os dias”.

Prefeito participa de encontro sobre enfrentamento ao racismoPara Maria Bernadete, o problema racial ainda se mostra disfarçado, quase invisível. “Posso dizer que ele é camaleônico, porque quando atacamos de um jeito ele muda de forma. É muito bom ver que a administração, de um prefeito tão jovem, tem essa questão como prioridade. Costumo dizer que, o que incomoda não é a violência e discriminação dos maus, e sim, o silêncio dos bons e isso não se aplica a Londrina”, afirmou.

De acordo com a gestora de Promoção e Igualdade Racial de Londrina, Fátima Beraldo, o evento antecipa as comemorações do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, a ser celebrado na próxima quarta-feira (21). Para a gestora o evento só vem consolidar a proposta do governo municipal em colocar a questão da política racial como prioridade. “Reunir setores representativos do poder público e da sociedade civil organizada, para discutir o papel das instituições no combate ao racismo é um fato inédito na cidade, e isso demonstra a preocupação da atual administração em implementar políticas de combate ao racismo e reduzir a violência contra a população negra”, enfatizou.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Mendes de Sousa, considerou a discussão do racismo institucional, o foco maior do Encontro. “Queremos pegar esta experiência da promotoria de Pernambuco e aplicar em nossa cidade”, revelou.

Para o conselheiro o racismo existe até hoje e em todas as instâncias da sociedade, mas o institucional é pior. “O racismo institucional é o que impede de dar mais visibilidade e poder para a sociedade em atacar o problema. Então, discutir a discriminação que existe em esferas institucionais, como saúde, polícia e outros, é uma forma de combater mais eficazmente o problema”, finalizou.
 
Toda a programação do evento teve o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, da Comissão da Mulher Advogada da OAB, do Ministério Público, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, do Centro de Direitos Humanos de Londrina e do NEAA da UEL.

Participaram do encontro, o prefeito Barbosa Neto, a Procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Racismo do Ministério Público de Pernambuco, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa; o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, José Mendes de Sousa, o promotor Paulo César Vieira Tavares; e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Londrina (OAB), Erika Dmitruk.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves;  a secretária municipal de Educação,  Karin Sabec Viana; o vereador presidente da Comissão da Igualdade Racial no Legislativo, Tito Valle e a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina, Rosane da Silva Borges.

Prefeito participa de encontro sobre enfrentamento ao racismoHomenagem

No período da manhã, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu a Procuradora de Justiça Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa, em seu gabinete. Ela foi homenageada com a entrega de uma peça artesanal com a terra de Londrina.

Fotos: Luiz Jacobs e Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos