Londrina é 20ª cidade do país que mais gerou empregos em fevereiro
Segundo dados do Caged, município gerou 1.469 novos empregos celetistas; setor de serviços, novamente, foi o que mais criou
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertos, em fevereiro, 1.469 postos de trabalho em Londrina, o que corresponde a um crescimento de 0,96%. O índice deste mês coloca a cidade na 20ª posição entre as maiores geradoras de emprego do país.
Os setores que mais geraram empregos foram os de serviços, agropecuária e indústrias de transformação, sendo admitidos 1.332, 135, 127 empregados, respectivamente. Em contrapartida, os setores do comércio e indústrias de utilidade pública registraram os piores índices, somando uma baixa de 126 empregados.
No acumulado de 2012, o município já apresenta saldo positivo de 3.108 novos postos de trabalho. Dentre os números, o índice aponta 18.826 admissões e 15.718 demissões, o que resulta em um crescimento de 2,05%.
De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, a cidade de Londrina apresentou número superiores, se comparado com as médias do Paraná e do Brasil. “São números excelentes, principalmente, por estarmos entre as 20 maiores cidades geradoras de emprego do país. A nossa média é superior a do estado em 0,56% e, se comparado nacionalmente, os índices também são superiores em 0,50%”, apontou.
Neiva explicou que a queda no número de admissões de janeiro para fevereiro é natural do mercado. “Há uma queda significativa, por conta dos chamados empregos temporários. Muitos funcionários, grande parte do comércio, são contratados geralmente em novembro e desligados no mês de fevereiro. No entanto, ainda são números que estão dentro do previsto”, informou a secretária.
A administração do prefeito Barbosa Neto já gerou 26.166 novos postos de trabalho, com carteira assinada, em Londrina.