Prefeito entregou 40ª horta comunitária no Jardim Columbia
O locam tem 700 metros quadrados e irá beneficiar 30 famílias do Columbia A, B, C e Parque Universidade
O prefeito Barbosa Neto entregou nesta segunda-feira (19), a 40ª horta do Programa Horta Comunitária do Município. O espaço está localizado na avenida Juvenal Pioetraroia, próximo ao número 970,no jardim Columbia, na região oeste de Londrina. O local possui 700 metros quadrados, onde foram plantados cebolinha, salsinha almeirão, rúcula, rabanete, cenoura, brócolis, couve-manteiga e alfaces dos tipos crespa e americana. Trinta famílias do jardim Columbia A, B, C e Parque Universidade, serão beneficiadas.
O prefeito Barbosa Neto lembrou que a horta comunitária é um projeto antigo, mas que infelizmente não foi priorizado em outras gestões. “Se tivesse havido uma preocupação maior com as hortas comunitárias, muitas doenças poderiam ter sido evitadas e muitas doses de remédio economizadas”, enfatizou.
O prefeito destacou os benefícios do Programa. “Além de promover uma alimentação saudável, estimular as crianças a comer hortaliças esse programa é uma fantástica experiência comunitária, porque envolve toda a família e comunidade”.
Barbosa Neto lembrou outras ações da prefeitura na região como a creche para 200 crianças, em construção no jardim Sabará, que irá beneficiar crianças da região, a construção do viaduto na rodovia Celso Garcia, próximo ao jardim Columbia e ainda e a construção do hospital da zona oeste a ser entregue ainda em sua gestão.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa lembrou que o pré-requisito para a instalação da horta é a vontade da comunidade. ”A população nos procura e dentro dessa vontade a Secretaria se desloca para verificar o local, se há fonte de água natural, e o envolvimento dos moradores para estar junto erguendo a horta, fazendo canteiros e dando continuidade com o apoio da administração”, informou.
Marisol Chiesa informou também que, segundo cálculos da Secretaria, cada horta entregue representa uma economia de R$150,00 por família de quatro pessoas na compra de verduras e legumes. “Isso representa uma economia de quase 25% do salário mínimo. Além do beneficio econômico, há o social considerando a integração de crianças, adolescentes, adultos e idosos que participam do cultivo das hortas”, ressaltou.
O coordenador do programa de Hortas Comunitárias da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Eikiti Hirooka, disse que a nova horta possui duas peculiaridades. “Uma é o sistema de irrigação, executado através de uma bomba elétrica, porque o terreno é numa baixada. E a outra é que além dos 700 metros de canteiros foi plantado milho verde em outros mil metros quadrados, nas laterais”.
A presidente da Associação de Mulheres Batalhadoras do Jardim Columbia e coordenadora da horta, Vanda Teixeira, disse que a ação é uma conquista da comunidade. “Desde a outra gestão já havíamos feito o pedido, mas só agora com o prefeito Barbosa Neto conseguimos trazer a horta para cá. Tivemos todo o respaldo da equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e agora a procura por canteiros está sendo grande. Já tivemos que fazer até lista de espera”, informou.
Fotos: Luiz Jacobs