Prefeito participa de entrega da reforma no Cismepar
Local conta com cinco novas salas cirúrgicas que ajudarão a desafogar possíveis filas de espera
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, entregaram hoje (22), às 10h, a reforma do centro cirúrgico ambulatorial do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), localizado na travessa Goiânia, 152, centro de Londrina.
No local, foram construídas cinco novas salas de cirurgia eletivas e segundo o secretário municipal de Saúde vão trazer diversos benefícios para a população. “Com as cinco novas salas de cirurgia vai desafogar o atendimento, no sentido de ter maior oferta de cirurgias e conseguir minimizar a espera das pessoas e diminuir as possíveis filas para cirurgias específicas.
A porta de entrada para os pacientes que utilizam os serviços do consórcio é a partir das Unidades Básicas de Saúde de cada bairro. Os médicos fazem o pedido dos exames específicos e encaminham ao Cismepar.
O município de Londrina participa com 70% dos recursos utilizados pelo Cismepar, onde fazem parte 21 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde. O retorno dos serviços prestados à população é proporcional a porcentagem repassada por cada cidade. O que significa que 70% dos usuários do consórcio são londrinenses.
O secretário de Saúde do Paraná disse que os consórcios municipais ajudam a melhorar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. “Se não fossem os consórcios de saúde, com os esforços realizados pelos governos municipais que os compõem, tenho certeza que a saúde no estado estaria numa situação grave, porque muitos dos avanços devem-se aos investimentos dos municípios”, disse Michele Caputo Neto.
Durante a entrega das novas salas, Barbosa Neto elencou as ações realizadas durante sua gestão, a fim de melhorar o atendimento e o trabalho na área da saúde e falou a respeito do início dos serviços da Sercomtel em 16 cidades da região metropolitana de Curitiba. “Hoje, entregamos também uma nova Unidade Básica de Saúde no Mister Thomas que vai beneficiar uma população de 3.800 moradores daquela região graças a parceria com o governo do estado”, disse o prefeito de Londrina.
A ampliação das novas salas cirúrgicas foi possível através da parceria entre os governos dos municípios participantes do consórcio e do governo estadual. Participaram da solenidade representantes do secretariado municipal londrinense, o prefeito Barbosa Neto, o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, autoridades e representantes da sociedade civil.
Fotos: Vivian Honorato