Técnicos do BID vistoriam áreas públicas de Londrina
Se o empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento for aprovado, município vai receber R$ 43 milhões de dólares para restauração de áreas públicas
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram hoje (29), às 9h30, a vistoria aos prédios públicos e áreas municipais que técnicos do BID estão realizando na cidade desde segunda-feira (26).
O objetivo da visita dos nove técnicos do BID e de funcionários do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) é conhecer a realidade da cidade e verificar a necessidade de aprovação dos projetos elaborados através do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina (Procidades).
Caso, o empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento seja aprovado, o município vai receber um montante de R$ 43 milhões de dólares. Segundo a diretora-presidente do IPPUL, Regina Naban, o dinheiro será investido na recuperação e requalificação ambiental de fundos de vale em áreas de risco e do Parque Linear do Ribeirão Cambé; em ações para mobilidade urbana com foco em transportes não motorizados; na revitalização do centro histórico como espaço de inclusão social e no fortalecimento da gestão municipal principalmente em áreas de planejamento urbano, gestão ambiental e gestão fiscal.
Durante a solenidade, o prefeito Barbosa Neto disse que “o investimento proporcionará um planejamento e embelezamento na área de mobilidade urbana deixando a cidade pronta para o futuro”.
Após as avaliações técnicas, os funcionários da Prefeitura Municipal têm o prazo de cerca de 30 dias para apresentar o relatório ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, quando os técnicos farão a análise final das propostas. Durante esse período, os relatórios serão apresentados na Câmara de Vereadores em sessão pública, depois os documentos seguem para o Senado Federal e para a Secretaria do Tesouro Nacional.
A aprovação do empréstimo será decidida em Washington, nos Estados Unidos. Os arquivos com todas as informações do programa Procidades está disponível na página do IPPUL, sob o nome de Relatório de Avaliação Ambiental e pode ser acessado em: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14454&Itemid=1567
Foto: Vivian Honorato