Prefeito anuncia alterações no secretariado municipal
Quatro secretários deixam o cargo; mudanças ocorrem na Educação, Políticas Públicas para as Mulheres, Governo e Cohab
O prefeito Barbosa Neto anunciou hoje (3), durante a coletiva de imprensa, a mudança em quatro pastas do primeiro escalão do seu governo. Ele também comunicou alterações em seis assessorias. As mudanças são em decorrência dos atuais secretários e assessores serem candidatos nas próximas eleições. Os novos responsáveis pelas pastas já assumem a partir de hoje.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, deixa o cargo para a atual secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, que será responsável pelas duas pastas a partir de agora. Sueli Galhardi mencionou a implantação da Vara Maria da Penha no município e disse que Londrina é referência no contexto nacional, devido às conquistas na área de políticas de gênero. “Instituímos a Vara Maria da Penha – que é uma vara criminal e que há anos lutávamos para isso– e implementamos o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres que segue as diretrizes do plano nacional e é uma conquista para a área”, disse.
O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Alberto Verçosa Silva, passou o cargo para Marcelo Cortez, que é o atual diretor administrativo financeiro da Companhia. Durante seu discurso, Verçosa disse que deixa o posto tendo regularizado a situação fundiária de 1.463 terrenos, com cerca de 5 mil moradias, sendo construídas, através do programa Minha Casa, Minha Vida, e outras 2.440 já entregues, além de mais de 800 famílias retiradas de fundos de vale e áreas de risco.
Houve mudanças também na Secretaria Municipal de Educação, na qual Karin Sabec Viana deixa o cargo para Virgínia Pelisson Laço. Durante a solenidade, Karin agradeceu ao prefeito pela oportunidade de participar da gestão e mencionou os avanços obtidos na área da educação integral. “Quando assumimos, eram apenas 300 crianças no ensino integral. Hoje, saiu deixando 7 mil estudantes e 26 escolas em tempo integral. Além da implantação da pedagogia empreendedora que incentiva a inovação no sistema de ensino”, afirmou.
Na Secretaria Municipal de Governo, assume o atual chefe de gabinete, Rogério Lopes Ortega, que acumula as duas funções. O ex-secretário da pasta, Marco Antônio Cito, deixa o cargo para assumir a coordenação da campanha eleitoral do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Também, foram realizadas mudanças em alguns cargos de assessores de governo. Todos eles estão deixando os cargos que exerciam nas suas respectivas secretarias e órgãos: Joaquim Donizete do Carmo, o Gaúcho Tamarrado, da assessoria de Agricultura; Carlos Eikiti Hirooka, coordenador do programa Hortas Comunitárias; Ezequias Santana, assessor da Agricultura, Claudiney Stachetti, assessor de assuntos Parlamentares, Ney Inácio,(Ney do Vôlei) da assessoria de esporte e Emerson Petrive, da Sercomtel.
O prefeito agradeceu e parabenizou os secretários municipais, que estão deixando seus cargos, pelos trabalhos que eles vinham desenvolvendo em sua gestão. “É uma troca natural, devido ao prazo eleitoral. Eles vão buscar uma cadeira na Câmara de Londrina e nós temos que agradecer o trabalho que todos os secretários, assessores e diretores executaram, ao longo do período em que estiveram à frente de suas respectivas secretarias”, afirmou.
Fotos: Luiz Jacobs