Secretaria de Saúde recomenda o uso de máscaras nas escolas municipais
Medida visa auxiliar na prevenção da disseminação de vírus respiratórios entre as crianças e considera o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 no município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu um documento recomendando o uso de máscaras dentro das unidades escolares municipais, por meio de um ofício enviado para a Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta segunda-feira (16). A medida visa auxiliar na prevenção da disseminação de vírus respiratórios entre as crianças e considera o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 no município.
O documento também leva em conta as mudanças climáticas, com previsão de queda acentuada de temperatura para os próximos dias, comum nos meses de outono e inverno, situações em que os indivíduos permanecem mais tempo em ambientes fechados.
Outra preocupação apontada no documento é sobre a Hepatite Aguda Fulminante de etiologia desconhecida, que está acometendo crianças, e os Adenovírus, que são um grupo de vírus que causam doenças respiratórias, como resfriado comum, bronquite e pneumonia. A transmissão é a mesma que a do SARS-COV-2.
A recomendação não tem efeito de obrigatoriedade e foi assinada pelo secretário da pasta, Felippe Machado. O documento também recomenda, além do uso de máscaras, medidas higiênicas, como o uso de álcool em gel; distanciamento social na medida do possível; janelas abertas, ambientes ventilados; não utilizar ar condicionado; na presença de qualquer sintoma gripal, não comparecer na escola e/ou nas suas atividades habituais.

O prefeito Marcelo Belinati disse que o município observa um aumento no número de casos confirmados de Covid-19, neste momento, mas ressaltou que os casos não refletiram no crescimento de internações e na gravidade dos mesmos. “Por precaução, sugerimos que as pessoas utilizem as máscaras. Dentro do ambiente escolar, como são muitas crianças, professores, diretores e familiares, ou seja, muitas pessoas circulando no mesmo local, recomendamos o uso. Estamos em um período de frio, época em que a circulação viral aumenta, por isso a sugestão e recomendação é a utilização das máscaras, para prevenir novas infeções”, enfatizou.

O secretário da pasta, Felippe Machado, reforçou que a medida considerou o aumento gradativo nos casos de síndromes gripais, em especial nas crianças. “Na última reunião com a equipe técnica que faz o monitoramento dos dados epidemiológicos achamos por bem recomendar, às unidades escolares, a adoção de algumas medidas que podem auxiliar na prevenção das síndromes gripais nas crianças, principalmente neste momento em que observamos uma oscilação no clima. Sabemos que nesta fase do ano há um aumento na circulação dos vírus respiratórios, por isso o uso de máscaras, bem como das outras recomendações, como manter ambientes arejados, não utilizar ar condicionado, fazer uso do álcool em gel e promover o distanciamento social, sempre que possível, podem contribuir com a prevenção destas doenças”, informou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que a SME vai acatar a recomendação da SMS. “Vamos reunir os diretores para dar ciência a eles deste documento e informar também os familiares dos alunos. Neste processo todo, houve um fato interessante, que foi a manutenção do uso das máscaras dentro do ambiente escolar por cerca de 20% dos alunos da rede, bem como por muitos profissionais. Como o uso de máscaras não é obrigatório, frisamos sempre o respeito à decisão das famílias, ou seja, o que cada família decidir, será cumprido. Lembrando que as crianças receberam máscaras anteriormente e as escolas têm máscaras para oferecer para os alunos que precisam. Também é importante ressaltar que é obrigatório o uso de máscara por todas as pessoas que apresentam sintomas gripais”, disse.
Com relação ao número de casos de Covid-19 entre os alunos da rede municipal de educação, a SME informa que em fevereiro foram registrados 494 casos com seis turmas suspensas; março registrou 70 casos, com nenhuma turma suspensa; em abril foram 12 casos, sem nenhuma turma suspensa também, e em maio, até agora, já há três turmas suspensas em decorrência da doença. “Continuamos monitorando todos os casos, as escolas prosseguem com o Plano de Biossegurança e quando há casos confirmados informam a SME”, lembrou.
O último boletim epidemiológico divulgado pela SMS, no sábado (14), aponta 778 casos ativos de Covid-19 no município, dos quais 755 estão em isolamento domiciliar, 23 internados, sendo 14 em enfermaria e nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).