Agricultura desenvolve curso para operador de máquinas
Mão de obra qualificada através do curso será utilizada para obras de manutenção de reparos das estradas rurais de Londrina e região; cerca de 10 funcionários vão participar
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Londrina vão realizar o curso de Operador de Motoniveladora Avançado (Patroleiro) na próxima semana. As aulas teóricas e práticas começam na segunda-feira (9) e seguem até sexta-feira (13), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no prédio da Prefeitura, localizado na rua Duque de Caxias, 635.
O curso é gratuito e tem como objetivo aperfeiçoar operadores de motoniveladoras na operação, manutenção e regulagem básica das patrolas de forma segura e eficiente, para que os próprios funcionários da Secretaria da Agricultura e Abastecimento saibam como operá-las e realizar a manutenção básica das máquinas como por exemplo, a troca de óleo.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol de Oliveira Chiesa, considera o curso uma oportunidade importante para os funcionários, visto que no futuro o trabalho deles será utilizado para manter as estradas que escoam a produção agrícola. “É a primeira vez que a Secretaria desenvolve um curso como este em parceira com o Senar e o Sindicato Rural de Londrina. É realmente uma oportunidade importante para os funcionários e para a Agricultura”, afirmou Chiesa.
O instrutor encarregado de ministrar as 40 horas de aula é o funcionário do Senar, Américo Kazushiro Toyota. A oficina tem capacidade para atender no mínimo oito alunos e no máximo 12. A mão de obra qualificada através do curso será utilizada nas obras de manutenção das estradas rurais de Londrina e região.
Segundo a mobilizadora do Senar, Eliana Cristina Scheuer, no curso os alunos aprendem as normas de segurança de operação das máquinas e como devem ser realizadas a manutenção diária do equipamento, a identificação de peças e o sistema de operação e ângulo da lâmina de acordo com a configuração dos terrenos.
Foto: Luiz Jacobs