Prefeito participa de abertura da 52ª ExpoLondrina
A Feira agropecuária começou hoje e prossegue até o dia 15, com participação de secretarias municipais
O prefeito Barbosa Neto participou, na tarde de hoje, da abertura da 52ª Exposição Agropecuária de Londrina, a ExpoLondrina, que acontece até o dia 15 no Parque Governador Ney Braga.
Em seu discurso, o prefeito destacou a importância da exposição para Londrina em diferentes aspectos, como a movimentação de recursos, transferência de tecnologia, além de ser o maior evento da cidade.
Ele também ressaltou a presença da Prefeitura no evento, por meio de diferentes secretarias. “Temos a presença da administração municipal, de forma intensa, através de vários órgãos, como a Agricultura, Educação, Ambiente, Obras, Defesa Social e CMTU.”
Em seu discurso, o prefeito lembrou a recente matéria do Jornal Folha de São Paulo que divulgou Londrina como a décima cidade que mais recebeu recursos federais no governo da presidente Dilma Rousseff. Ele também chamou a atenção para os empregos que têm sido gerados na cidade e a construção de três shoppings que vão gerar ainda mais empregos.
A solenidade contou com a presença do governador do Estado do Paraná, Beto Richa, do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, entre outras autoridades.
A Prefeitura de Londrina participa da feira, por meio de diferentes secretarias. Uma delas é a Secretaria Municipal de Educação que possui um stand próprio. Após a abertura oficial da ExpoLondrina, o prefeito visitou o local que oferece contação de histórias e xadrez.
A secretária de Educação, Virginia Pelisson Laço, contou que neste ano, as escolas municipais não serão levadas ao parque de exposição. “Resolvemos fazer atividades para todas as crianças que visitarem o local. Elas poderão conhecer alguns projetos que são desenvolvidos na rede municipal de ensino, como o trabalho feito com a leitura, que é importante para toda a população.”
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento expõe seus projetos em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Os funcionários da Agricultura atendem a população e apresentam os projetos desenvolvidos.
A CMTU vai abordar temas como a educação no trânsito. Alunos da rede municipal e estadual de ensino podem participar das atividades e adultos terão acesso às informações. A companhia participa da Fazendinha, com explicações sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva. A CMTU é responsável pela organização do trânsito e do Terminal de Transporte Coletivo organizado na parte externa do parque, a fim de agilizar e orientar o tráfego de veículos.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres vai expor os trabalhos desenvolvidos pelas artesãs do grupo “Mãos Talentosas” em três stands. Já a Secretaria de Saúde vai trabalhar com uma equipe de três pessoas, das 9h às 18h, em parceria com a EMATER na Vila Rural. Orientações com os agentes municipais de endemias sobre a dengue, febre amarela, doença de Chagas e outras doenças serão dadas. Quebra-cabeças educacionais serão distribuídos para as crianças. Todos os dias, está programada “A hora do conto”, que vai informar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e o controle da dengue.
A Secretaria do Idoso programou, para a segunda-feira (9), a participação de 400 idosos que vão visitar o parque. Esse grupo já é acompanhado pela prefeitura, por meio do centro de convivência da pessoa idosa. Os idosos terão a oportunidade de conhecer as instalações da ExpoLondrina 2012. A visitação está agendada para o período de 14h às 17 horas.
A Secretaria de Defesa Social está presente com a Guarda Municipal. O efetivo fará a segurança interna do Parque de Exposições Governador Ney Braga. Além disso, os guardas darão suporte à Polícia Rodoviária Federal, nas rodovias, e a CMTU, no controle dos vendedores ambulantes. No stand, a população poderá conhecer um pouco da história da guarda, por meio de fotos e textos. No local está sendo distribuído folder com dicas de segurança.
Um grande atrativo da Defesa Social é o videomonitoramento da feira, que a população poderá conhecer no local. Ele é um exemplo do que é feito com as câmeras espalhadas pela cidade. Além do equipamento normal de monitoramento, três câmeras foram instaladas na Exposição.
Para o secretário de Defesa Social, Jefferson Dias Chaves, estar presente na ExpoLondrina, além de ser uma forma de contribuir com a segurança das pessoas que visitam o local, é também uma maneira de mostrar à população um pouco do trabalho realizado pela Guarda Municipal.
Fotos: Luiz Jacobs