Barbosa Neto participa de lançamento do Projeto Escuta:Cuidando do Cuidador
Objetivo é proporcionar acompanhamento e orientação psicológica aos educadores sociais da assistência social do município.
O Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram, nesta quarta-feira (11), o lançamento do Projeto Escuta: Cuidando do Cuidador. A solenidade aconteceu no Auditório da Infraero, localizado na rua Tenente João Maurício de Medeiros, 300, aeroporto Governador José Richa.
O Projeto Escuta: Cuidando do Cuidador é uma antiga reivindicação dos educadores sociais do município, que agora está sendo atendida mediante parceria entre o Provopar e a Faculdade Pitágoras, em conjunto com a Assistência Social e dirigido aos educadores sociais, que atuam nos programas da Prefeitura de Londrina, com o objetivo de proporcionar acompanhamento e orientação psicológica aos educadores sociais.
Ao todo, participam do projeto, 45 educadores sociais. Os participantes foram divididos em três grupos e terão reuniões com os psicólogos uma vez ao mês durante todo o ano de 2012. Estes profissionais atendem crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social e participam dos projetos sociais do município.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu a parceria da Faculdade Pitágoras e falou da importância do projeto. “É mais um dia de vitória, agradeço a oportunidade de vivenciar este momento e também à Faculdade Pitágoras pela parceria, o carinho e a confiança. Hoje é mais um serviço inédito oferecido ao educador social, com a oportunidade de acompanhamento psicológico que é fundamental para o trabalho de vocês. Poder melhorar a qualidade do trabalho e a experiência para a clinica é fantástica”.
Barbosa Neto destacou o trabalho da Assistência Social do município. “O trabalho em assistência social em Londrina é modelo para o Brasil. Eu tenho acompanhado e confirmo que é feito um trabalho diferenciado. Existe diálogo entre as secretarias, como a do Idoso, Educação, Mulheres, Saúde, e isso é muito importante. A política pública só é aperfeiçoada e realmente acontece quando se dialoga. Temos que despolitizar o que é particular e politizar o que é certo. Os avanços têm que ser reconhecidos e comemorados”, finalizou.
O prefeito elencou ainda outras ações de seu governo para com a Assistência Social, como a destinação de 9% do orçamento do município – cerca de R$ 33 milhões para a Assistência, municipalização do serviço e abertura de concurso público, municipalização do projeto Atitude, construção de quatro unidades do CRAAS e a construção do Centro da Juventude na zona leste, com inauguração para o segundo semestre de 2012.
Jacqueline Micali destacou o empenho da administração Barbosa Neto para com a Assistência Social que, até o início da mesma, não tinha orçamento próprio, e o trabalho dos educadores sociais. “Falar na teoria é fácil. Difícil é colocar em prática. A Secretaria de Assistência Social hoje tem os melhores programas, por causa da competência dos educadores sociais. E também com a administração do prefeito Barbosa Neto, em que a política de assistência social é feita como política pública. Não há outra forma de executar uma política pública que não seja através do trabalho de gestão. Agora, temos 9% da arrecadação para gerir o trabalho. Somos tutores de uma política e precisamos de uma política perene que seja indissolúvel, seja forte, independente do gestor. E o prefeito tornou essa política possível”.
A gerente administrativa do Provopar, Ana Lúcia Conde, destacou a importância que a administração Barbosa Neto tem dado à área da Assistência no município. “Vemos a importância que essa administração dá para esta área, pelo número de funcionários na assistência social e na equiparação dos salários. Esta administração fez nome, reconhecendo o educador social. Se não cuidar do educador, a qualidade do trabalho diminui. O prefeito reconheceu a necessidade de tratar aquilo que precisa ser tratado. Hoje, é um projeto piloto que pode crescer e atender mais funcionários”, destacou.
A coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, Maria de Lourdes Sperandio, destacou a parceria do município com a Instituição. ”Recebemos com muita alegria essa parceria na administração Barbosa Neto. Esta administração tem sido parceira e tudo que fazemos juntos, dá certo. O dia a dia do cuidador é muito cansativo e desgastante e geralmente ele é esquecido. Espero que aproveitem e que este projeto faça a diferença na vida de vocês, para que façam diferença na vida de quem vocês cuidam”.
Também, estiveram presentes na solenidade, o assessor de Acessibilidade, José Giuliangeli, a ex-secretária da Mulher ,Sueli Galhardi, a assessoria do deputado Nelson Padovani e os professores da Faculdade Pitágoras, Rafael Bianchi Silva e Liziane Leite, e funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Foto: Luiz Jacobs