Vila Usina Cultural abre novas turmas de dança e teatro
Inscrições estão abertas para o público em geral e os cursos visam auxiliar no entendimento do fenômeno da teatralidade
A Vila Usina Cultural abre inscrições para aulas de dança e teatro que acontecem durante o ano na Vila Cultural. As aulas de teatro e dança serão ministradas na Usina Cultural, na avenida Duque de Caxias, 4159, esquina com a rua São Salvador.
De acordo com o produtor cultural da Usina, Gustavo Garcia, os cursos fazem parte do núcleo artístico da Usina Cultural.“Os professores são integrantes desse núcleo e os cursos representam o resultado do trabalho desenvolvido pelos dois núcleos em dança e teatro dentro da Usina, visando à troca de experiências, que agora estão sendo ampliadas e abertas à comunidade”.
O Curso Anual de Teatro começa hoje (12), com Edward Fão, da Companhia de Teatro Kaos. O curso tem carga horária de 192h e desenvolve trabalhos de corpo, jogos lúdicos, treinamento do ator, montagem, encenação e representação. A partir do estudo em forma de encenação de três peças de teatro, o curso pretende estruturar um objeto que possa auxiliar no entendimento do fenômeno da teatralidade.
Edward Fão é diretor artístico da Cia. Teatro Kaos, mestrando em Estudos do Teatro e especialista em Estudos do Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Desenvolve processos criativos e pedagógicos em teatro há 20 anos, atuando em diversos estados brasileiros, além de Argentina, Uruguai, Portugal e Espanha.
Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22 h, com investimento mensal de R$ 30,00. Serão ofertadas 20 vagas, para alunos com mais 16 anos de idade.
Para a Dança Contemporânea, as inscrições foram abertas, esta semana, para a nova turma com a professora, bailarina e coreógrafa, Carina Corte. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. O trabalho, voltado a atores e demais interessados, não requer experiência e tem a finalidade de desenvolver habilidades em dança. A primeira aula é gratuita e não será cobrada taxa de matrícula. O valor da mensalidade é R$ 30,00.
A professora Carina Corte é bailarina profissional, graduada em dança pela Unicamp e integrante da companhia Ballet de Londrina. É diretora e coordenadora do projeto “Faces de Londrina”, que reúne crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade. Desenvolve trabalhos paralelos com teatro e música.
A Vila Cultural é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A programação da Usina inclui ensaios e pesquisas de linguagens nas áreas de teatro, circo e dança, além de oficinas, cursos e apresentações artísticas das mais variadas linguagens. A agenda é aberta a interessados em desenvolver trabalhos na Vila Cultural. Outras informações podem ser acessadas no blog http://usina-cultural.blogspot.com.
Informações sobre inscrições para os cursos de dança e teatro podem ser obtidas pelo telefone 3324-7531, das 14h ás 19h, ou pelo e-mail: usinacultural@sercomtel