Prefeito garante fiscalização em estruturas de prédios
Barbosa Neto pretende aumentar equipe da Secretaria de Obras com mais técnicos e engenheiros
Durante entrevista coletiva semanal, hoje (12), o prefeito Barbosa Neto garantiu reforçar a verificação e fiscalização em prédios públicos, marquises e outros estabelecimentos da cidade, por conta da péssima conservação estrutural em alguns casos. “A fiscalização já começou, só necessita ser mais efetiva. Nós não estamos inertes. Embora a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação tenha um número reduzido de profissionais, a Prefeitura vai ampliar a equipe com mais técnicos e engenheiros para esta função específica”, disse.
Como prova do trabalho executado pelo município, no último dia 22 de março, a Defesa Civil Municipal, órgão de responsabilidade da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), enviou um relatório ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O documento alertava o órgão estadual sobre possíveis riscos no prédio localizado na rua Minas Gerais, região central.
No entanto, mesmo 15 dias depois, o Detran não havia acatado a notificação, consequentemente, a marquise veio a desabar. Felizmente, não houve vítimas. “A própria Lei Cidade Limpa acabou beneficiando este trabalho, porque retirou algumas fachadas ou estruturas que atrapalhavam a visualização, impedindo de fazer uma análise mais completa sobre a conservação destas marquises”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, reforçou as palavras do prefeito. Segundo ele, será dada mais atenção aos prédios que apresentarem maiores riscos. “Não é prevista, por lei, uma equipe específica para esta função. No entanto, um grupo de oito fiscais de obras vão intensificar o trabalho de verificação e fiscalização”, afirmou. Morikawa disse também que já está sendo providenciada, junto à Secretaria Municipal de Gestão Pública, a contratação de mais profissionais.