Cidadão

Secretaria de Assistência Social se prepara para o projeto Cidades que Transformam

Reunião on-line contou com a participação de gestores da Assistência Social de Londrina e de outros municípios selecionados para participar deste projeto

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, juntamente com servidores de sua equipe de gestão, participou nesta quarta-feira (8) de uma reunião on-line, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), visando dar continuidade à implantação de projetos da 2ª Jornada do projeto Cidades que Transformam. O encontro virtual serviu para a exploração de problemas e possíveis articulações, além da troca de informações.

A coordenadora da GNova Transforma e supervisora da Jornada, Adriana Ligiéro conduziu a atividade, que contou com a participação de gestores e representantes de outros municípios brasileiros também selecionados para participar deste projeto.

Em 2021, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi selecionada, obtendo a melhor avaliação entre 149 propostas inscritas, de 20 estados brasileiros, para participar do projeto Cidades que Transformam, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), através da iniciativa GNova Transforma. Ao todo, dez municípios foram selecionados.

Londrina foi a melhor colocada com a proposta da Trilha da Cidadania, que promove integração entre todos os serviços socioassistenciais que acompanham a população em situação de rua e a integração das políticas intersetoriais. Esta seleção proporciona à Secretaria um ano de assessoria técnica para ajudar na solução e desenvolvimento de políticas públicas. Uma série de oficinas e reuniões do Enap está programada para ocorrer a partir do mês de julho, envolvendo as cidades contempladas.

A proposta selecionada da SMAS tem como objetivo oferecer o caminho na recuperação de pessoas em situação de rua. Além dos serviços de acolhimento, a Trilha da Cidadania também inclui projetos que oferecem atividades culturais e artísticas aos beneficiados.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, contou que o prêmio é inédito para Londrina e ressaltou que a SMAS foi escolhida em meio a muitas secretarias de cidades que, com suas inovações, promovem transformação. “Londrina ficou em primeiro lugar com um tema muito sensível, que é o cidadão em situação de rua. Com tudo que Londrina está fazendo nesta Trilha da Cidadania, as oportunidades e os desafios que ainda encontramos nesta rede, a participação da equipe de facilitadores, gestores e especialistas do Enap torna-se essencial para que, de fato, a Secretaria aprimore aquilo que realiza por meio deste trabalho”, disse.

A Enap é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia do Brasil, e sua missão é desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas. O projeto Cidades que Transformam ajuda as cidades selecionadas a desenvolver projetos que visem a torná-las mais sustentáveis, inclusivas, diversas e empreendedoras. Seu objetivo é fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população.

Texto: Letícia Viana, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos