Cidadão

Secretaria de Saúde lança Programa de Cuidados Paliativos neste sábado (11)

Haverá solenidade de lançamento, no Teatro Marista; iniciativa vai ofertar um curso gratuito que aborda os principais temas envolvendo o cuidado paliativo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina lança, neste sábado (11), às 8h, o Programa de Cuidados Paliativos, em solenidade no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240). O objetivo é prestar cuidados de saúde integrais ao paciente com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. O secretário da pasta, Felippe Machado, e outras autoridades, vão participar da solenidade de lançamento.

O Programa vai começar com a Capacitação Municipal em Cuidados Paliativos, abordando os principais temas que envolvem cuidado paliativo, ofertada para todos os pontos de atenção da rede de saúde. A promoção é da SMS, com a organização do Grupo Técnico Intersetorial de Cuidados Paliativos, e conta com a colaboração das instituições: Instituto Palliare Londrina, Residência de Medicina de Família e Comunidade da SMS, profissionais do Hospital da Zona Norte (HZN), Hospital da Zona Sul (HZS), Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Hospital Universitário (HU) e Unimed Londrina.

Podem participar todos os trabalhadores de saúde da rede municipal e dos outros serviços que estão colaborando com a iniciativa. Para isso, é necessário se inscrever pela Escola de Governo, até o dia 11 de junho, data de início do curso.  (Clique aqui para efetuar a inscrição)

A capacitação tem como objetivos ampliar os conceitos em cuidados paliativos; instrumentalizar profissionais e equipes na abordagem dos cuidados paliativos na Atenção Primária a Saúde (APS); qualificar o trabalho em rede para pacientes e familiares que estejam diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, trazendo conforto, alívio e prevenção de sofrimentos físicos, espirituais, emocionais e sociais.

A médica de Família e Comunidade da SMS e docente do curso, Beatriz Zampar, contou que a formação abordará temas relacionados à importância do trabalho em equipe, as definições do cuidado paliativo, a importância do autocuidado, a abordagem às dimensões sociais, espirituais, emocionais e físicas, destacando o que pode ser feito no manejo de sintomas como dor, falta de ar, náuseas, vômitos, constipação, depressão, ansiedade, tosse, feridas na pele, cuidados com a boca, etc.

“Também falaremos de bioética, diretivas antecipadas de vontade, luto, abordagem familiar e aspectos nutricionais. Depois da capacitação, vamos começar as discussões intersetoriais sobre fluxos de atendimento, ressaltando como podemos acolher melhor as pessoas em cuidado paliativo no município, para que estes pacientes tenham atendimento em todos os níveis de atenção”, explicou.

Datas – O curso terá três encontros presenciais, o primeiro neste sábado (11), após a solenidade de abertura, das 8h às 12h, no dia 25 de junho, das 7h às 13h, e no dia 9 de julho, das 7h às 13h, todos no Teatro Marista. Além das aulas presenciais, serão ofertados mais três módulos on-line que ficarão disponíveis na plataforma da Escola de Governo. A carga horária total será de 64 horas e foram ofertadas 900 vagas.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos