Prefeitura inicia processo de aquisição de câmeras individuais à Guarda Municipal
Secretário de Defesa Social assinou o pedido de licitação nesta segunda-feira (20); instituição já realizou prova de conceito

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, deu início ao processo de licitação para aquisição “bodycams“, que são equipamentos individuais de filmagem agregados aos uniformes dos Guardas Municipais de Londrina. A Guarda Municipal já realizou testes com alguns modelos de câmeras.
De acordo com secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, o dispositivo é importante para a proteção do serviço da GM e vem salvaguardar o serviço prestado pelos guardas municipais. “O processo foi inicializado após fazermos a prova de conceito, que aplicamos em alguns, por um período, dentro do serviço. Isso nos possibilitou observar os aspectos positivos e negativos que essa nova ferramenta, eventualmente, poderia causar na prestação dos serviços”, contou.
A Secretaria Municipal Defesa Social pretende adquirir 24 equipamentos de filmagem e um “dock station“, que é um dispositivo eletrônico que permite expandir a conectividade e adicionar mais portas USB, leitor de cartões de memória e conexão via cabo de rede em computadores. Com isso, a Guarda Municipal poderia armazenar com mais segurança os arquivos gerados durante o serviço. “Ainda que tenham sido apontados os aspectos positivos e negativos, o que prevaleceu foi a transparência na prestação do serviço da GM, que sempre foi pautado na legalidade e dos protocolos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp”, reforçou Ramos.