Cidadão

Site da Prefeitura com serviços da Secretaria do Trabalho ultrapassa 700 mil acessos

Espaço da SMTER reúne todos os serviços oferecidos ao trabalhador, ao MEI e ao empregador; site é o www.londrina.pr.gov.br/trabalho

Desde 2020, quando o site da Prefeitura de Londrina foi reformulado, até o momento, a página da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) já recebeu mais de 700 mil acessos diretos. O link www.londrina.pr.gov.br/trabalho leva o cidadão ao ambiente virtual, onde estão disponíveis todos os serviços da Secretaria do Trabalho.

Ali o trabalhador encontra o mural de empregos, que é atualizado diariamente; as informações de cursos de qualificação; currículos disponíveis para download com orientações de preenchimento; tutoriais em vídeo e em manuais, para a habilitação de seguro desemprego e emissão da carteira de trabalho digital; as respostas para as perguntas mais frequentes dos principais serviços; e outros serviços.

O microempreendedor individual (MEI) e o empresariado também podem solucionar várias dúvidas no ambiente virtual. Os MEIs encontram os caminhos para os principais serviços da Sala do Empreendedor, desde a emissão do boleto e a impressão do cartão CNPJ até a atualização de dados e parcelamento de débitos. Para quem ainda não é MEI, mas quer se formalizar, é possível fazer o processo inteiro pela internet com os links da Secretaria.

Aos empresários, o site permite oferecer as oportunidades de emprego pelo formulário on-line de oferta de vagas. Com essa ferramenta, o RH das empresas fornece as informações da vaga e determina os requisitos desejados para quem quer se candidatar àquela oportunidade. Esses dados chegam, imediatamente, ao setor de captação de vagas, que disponibiliza a oportunidade no mural.

Além disso, todos empresários ofertantes de vagas em parceria com a SMTER contam, também, com uma plataforma de gestão dessas oportunidades, que utiliza inteligência artificial para fazer a triagem de candidatos. Esta é baseada nos requisitos solicitados pela empresa, combinados ao perfil comportamental dos candidatos, que é analisado a partir de um questionário preenchido no momento do cadastro.

Por meio da plataforma, além de receber os candidatos mais preparados, o empresário consegue controlar todo o funil do processo de seleção, organizando as diferentes etapas, otimizando o recrutamento e tornando ele mais assertivo. A solução inovadora foi desenvolvida pela Empregor, uma startup da cidade, que, em parceria com a Secretaria do Trabalho, oferece essa ferramenta ao empresário.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, ressaltou a importância de entregar uma página acessível aos munícipes. “Na página da Secretaria, nós levamos muito em conta a experiência do usuário. Por isso, dentro da estrutura do site institucional, organizamos nossos serviços em botões que deixam muito claro para onde o usuário será direcionado e já trazemos essas informações na primeira página. Dessa forma, simplificamos o processo e facilitamos a navegação. Isso reflete numa experiência descomplicada e intuitiva”, garantiu.

Santos também lembrou do pioneirismo da Secretaria do Trabalho na informatização dos serviços. “O processo de digitalização dos serviços da SMTER teve início bem antes da pandemia, sempre com o suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura. Quando a transformação digital veio de forma intensa, no período de necessidade de fechamento dos serviços presenciais por conta do Coronavírus, quase 100% dos nossos serviços tinham migrado para o digital. Isso nos permitiu focar em melhorar, cada vez mais, a experiência do nosso usuário”, contou o secretário.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos