Procidades será apresentado na Câmara de Vereadores
Convidada pelo legislativo, a Unidade Gestora do Programa esclarece e divulga o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA)
A convite da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizam mais uma apresentação pública do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, o Procidades Londrina. O trabalho será apresentado pela Unidade Gestora do Programa nesta terça-feira (29), às 15h, na sede do legislativo, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 145, jardim Petrópolis.
Na ocasião, será apresentado aos vereadores o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA), cujo objetivo é divulgar obras e ações a serem financiadas pelo Programa, assim como esclarecer os impactos ambientais e sócio-econômicos destas intervenções. O Procidades Londrina é composto por quatro componentes: recuperação ambiental de fundos de vale; mobilidade urbana; revitalização do centro histórico e modernização da gestão pública.
O RAA já foi apresentado publicamente no dia 29 de fevereiro e contou com a participação de 127 pessoas de diferentes segmentos, entre eles instituições de ensino superior, associação de moradores, secretariado municipal, organizações não-governamentais, conselhos municipais, representantes do poder público, institutos de pesquisa e comunidade em geral.
A diretora administrativa financeira do Ippul e coordenadora geral do Procidades Londrina, Rosângela Portella Teruel, destacou a importância da realização da apresentação pública, que se fundamenta no princípio do acesso à informação a todas as instâncias da sociedade. “É um momento onde poderemos reapresentar os critérios, procedimentos e ações institucionais direcionados aos quatros componentes, bem como as ações de sustentabilidade do Programa”, afirmou.
De 26 a 30 de março, o Programa recebeu a “Missão de Orientação”, quando 10 especialistas setoriais do BID fizeram uma avaliação técnica e de viabilidade econômica dos projetos. “Eles ainda retornarão em junho para mais uma visita técnica. Até aqui, segundo eles, o trabalho é de bom nível e já está em fase final de preparação”, ressaltou Rosângela.
Posteriormente, previsto para o final de junho, os mesmo especialistas retornam para a chamada “Missão de Análise”. Todas as ações foram elaboradas de acordo com as políticas, diretrizes e recomendações do Banco, em conformidade com a legislação vigente. “Por isso acreditamos na aprovação do Programa. Se aprovado, passamos para a fase de tramitação junto aos órgãos federais, para efetivação do empréstimo”, lembrou a coordenadora do Programa.
O Procidades é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e conta com o apoio direto das Secretarias do Ambiente, Cultura e Fazenda, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), entre outros. Mais informações pelo site www.londrina.pr.gov.br, no link do Ippul.