Encontro marca o dia nacional de redução da morte materna
Evento reuniu mais de 100 pessoas para discussões sobre a saúde da gestante e qualidade na hora do parto
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria de Saúde, realizou o “IV Encontro A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida: Humanização do Parto”. O evento reuniu um público bem diversificado, que foi desde agentes comunitárias de saúde até estudantes da área. O objetivo é promover debates sobre saúde da gestante e qualidade da assistência ao parto, a fim de reduzir a morte materna.
A parte didática do encontro ficou por conta das palestrantes Thelma Malagutti Sodré, Ana Carolina Franzon e Lianne Hachiya, que ministraram palestras com temas relacionados à gravidez, gestação e ao parto. Maria de Fátima é agente comunitária da Unidade Básica de Saúde do San Izidro e participou do encontro, ela acredita que a capacitação é o caminho para um melhor atendimento a gestantes. “As mulheres grávidas procuram muito a gente nas UBS, é primordial estar sempre melhor informado para, consequentemente, informar melhor as pacientes.”
A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, ressaltou a importância de encontros como esse na conscientização tanto da comunidade em geral, como na instrução da equipe médica e de atendimento que trabalham com gestantes.
A secretária também apontou as grandes conquistas no campo das políticas para mulheres. “Hoje Londrina tem o Plano Municipal de Política para Mulheres, que seguem as diretrizes nacionais. O Plano está instituído por lei, o que é uma garantia de que as ações continuem, cresçam e sejam implementadas, sempre discutindo e melhorando a qualidade de vida das mulheres. É um orgulho ter esse plano”, disse Sueli Galhardi.
De acordo com a secretária o grande desafio é conseguir que nenhuma mulher morra decorrente de má assistência na gestação, parto e pós-parto. Hoje, além do dia nacional de redução da morte materna, também é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.
Fotos: Vivian Honorato