Londrina ganha a 42ª horta comunitária no jardim São Marcos

A horta beneficiará 23 famílias com o plantio de cebolinha, rúcula, salsinha, alface crespa, lisa e americana, em um terreno de 400 metros quadrados na região sul
O prefeito Barbosa Neto entregou na última sexta-feira (25), a 42ª horta comunitária do município. A horta, localizada na rua Rainha do Céu, próximo ao número 101, vai atender os moradores do jardim São Marcos, região sul de Londrina. O espaço beneficiará 23 famílias com o plantio de cebolinha, rúcula, salsinha, alface crespa, lisa e americana, em um terreno de 400 metros quadrados.
Uma peculiaridade da horta é que ficará a cargo da Associação de Moradores do Bairro cuidar do local que, além de revitalizar um terreno que se encontrava abandonado, irá proporcionar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. A outra é quanto à forma de irrigação, já que a água que irá abastecer a horta vem de uma mina nas proximidades, o sistema adotado é feito por gravidade, que favorecerá a condução da água sem bombeamento, reduzindo assim o consumo de energia.
O prefeito Barbosa Neto agradeceu aos integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e à comunidade pelo apoio ao projeto. “Agradeço a esta comunidade a oportunidade de estar aqui, às lideranças, porque a comunidade hoje recebe o que lhe é de direito. A população reconhece e sabe que estamos trabalhando. E quero agradecer à equipe da Agricultura porque é uma equipe que faz muito”, destacou.
O prefeito elencou ainda outras ações realizadas pela prefeitura na região como o recapeamento asfáltico da região sul, a construção do centro cultural poliesportivo localizado na antiga empresa Pavilon, a implantação do museu da mesma empresa preservando a memória da cidade. E ainda, as 540 unidades habitacionais que estão sendo construídas no jardim Cristal, a recuperação ambiental do parque João Milanez, com o plantio de 150 mil árvores, a construção da Unidade Básica de Saúde do conjunto Jamile Dequech, e a capela mortuária do jardim União da Vitória, entre outras.
A secretária de Agricultura, Marisol Chiesa, destacou a importância da ação. “Esta horta entregue hoje, a calçada de acesso, foi feita para vocês, à comunidade, com muito carinho. Façam bom uso, porque ela traz economia e a comunidade vai trabalhar aqui. Trabalhar a terra libera energia negativa, então essa horta representa saúde de várias maneiras.”
O presidente do bairro e um dos responsáveis pela horta na comunidade, Valdecir Claudio da Silva, agradeceu ao prefeito Barbosa Neto e ressaltou o trabalho da secretaria na implantação da horta. ”É com muita felicidade que estamos aqui entregando com o prefeito essa horta para a comunidade. A princípio não tínhamos terreno adequado, a mina de água estava longe, mas tivemos todo o apoio da Secretaria de Agricultura que se empenhou, trouxe caminhão de terra, instalou a mangueira para trazer a água e agora a horta é uma realidade”.
Segundo o coordenador de hortas comunitárias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Gabriel Benáglia, as próximas hortas a serem inauguradas na cidade são no jardim San Rafael, região leste; nos jardins, Primavera e Vila Romana e no distrito da Warta, todos na região norte.
Fotos: Luiz Jacobs




