Ballet de Londrina apresenta “A Sagração da Primavera”
A Companhia, que recentemente se apresentou na França, tem temporada de três dias na cidade e pela sexta vez participa do Festival Internacional Danza Nueva
O Ballet de Londrina faz apresentação de amanhã(1) a domingo (3), o espetáculo “A Sagração da Primavera”, às 20h, no Circo Funcart, localizado na rua Souza Naves, 2.380.
Posteriormente a companhia embarca para o Festival Internacional Danza Nueva, no Peru.
A nova temporada do grupo também inaugura a revitalização do Circo Funcart, que ganhou mais 60 lugares e climatização. Os recursos são do projeto de reforma da sede, aprovado pelo governo estadual, em 2008. Além disso, a temporada abre as atividades oficiais do projeto Prêmio Procultura/Funarte de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, mais uma vez conquistado em um edital público para a manutenção, melhorias e programação de seu espaço de apresentações.
Os ingressos podem ser adquiridos na sede da Funcart a R$10 a inteira e R$5 a meia entrada. Segundo o coreógrafo, Leonardo Ramos, que estreou no Filo 2011 e volta ao palco londrinense com um elenco parcialmente renovado, com dois novos bailarinos o espetáculo não tem classificação quanto à idade. “Apenas fazemos uma indicação de maiores de dez anos, para a compreensão do espetáculo”, disse.
Ramos explicou que esta é uma oportunidade especial para o público londrinense que ainda não teve a oportunidade de assistir ao espetáculo. “Após estas três apresentações em Londrina, vamos ao Peru com passagens custeadas através do edital Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012. O espetáculo tem a quarta maior nota”.
O espetáculo, uma releitura da obra vanguardista de Igor Stravinsky e Vaslav Nijinsky, estreada em Paris em 1913, na época não foi bem aceita por deixar de lado a estética do ballet clássico. O enredo é baseado em uma antiga lenda russa, que narra a imolação de uma virgem, oferendada aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra.
Os londrinenses têm mais um motivo para prestigiar a curta temporada do grupo, já que antecede a viagem ao Peru, entre os dias 24 e 30 de junho. A companhia se apresenta no Festival Internacional Danza Nueva.
O evento é realizado durante um mês e, anualmente, são selecionadas apenas quatro companhias do Brasil Europa, Estados Unidos e Peru. Para a viagem, o Ballet de Londrina conta com apoio do Ministério da Cultura (Minc), através do edital “Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012”. O Ballet de Londrina é mantido pela Prefeitura de Londrina, com recursos da Secretaria de Cultura.
Foto: Divulgação