Barbosa Neto entrega horta comunitária no jardim São Rafael
A 43ª horta entregue na atual gestão tem área total de 459 metros, onde estão plantados cebolinha, rúcula e alface dos tipos crespa e americana, em 20 canteiros
No final da tarde de ontem (31), o prefeito Barbosa Neto entregou a horta comunitária de número 43. O espaço, localizado na rua Copaiba, vai atender, inicialmente, 20 famílias do jardim São Rafael, região leste de Londrina. Na área total de 459 metros quadrados, estão plantados em 270 metros quadrados cebolinha, rúcula e alface dos tipos crespa e americana.
Em seu discurso, o prefeito Barbosa Neto destacou a ação do município. “É uma entrega simples de um trabalho importante. Para alguns pode parecer pouco, mas a horta é uma forma de valorização da saúde da população, que passa a ter acesso a alimentos saudáveis. É o reconhecimento pela importância que tem os moradores do jardim São Rafael. Todos estão de parabéns”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, destacou a importância da horta comunitária, que vai proporcionar uma alimentação saudável à comunidade. “São alimentos saudáveis, orgânicos, livres de agrotóxicos, que evitam o consumo de remédios e regulam o funcionamento do corpo. Além disso, aqueles que vão produzir terão uma nova fonte alternativa de renda”, destacou.
De acordo com o assessor do programa de Hortas Comunitárias da Secretaria responsável, Gabriel
Benáglia, o novo espaço vai beneficiar 20 famílias, com a possibilidade de atender, no futuro, outras 18 famílias. “Já estão encanteirados outros 18 espaços, para que mais famílias possam participar deste projeto, de grande aceitação da comunidade”, afirmou.
A 43ª horta comunitária terá como representante a moradora Edna Guilhermina, que será auxiliada pela Associação de Moradores do bairro. Outra peculiaridade é quanto à irrigação, através do sistema adotado por gravidade. “Há uma mina d’água nas proximidades, que favorecerá a condução da água sem bombeamento. É um método eficaz, que reduzirá o consumo de energia, favorecendo os moradores da região sul”, explicou Benáglia.
Fotos: Luiz Jacobs




