“Cultura de Dentro” homenageia familiares de artistas
Projeto lançado hoje pelo prefeito Barbosa Neto visa homenagear os familiares dos artistas londrinenses que incentivaram o desenvolvimento das carreiras deles
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, lançou hoje (8), em coletiva, o projeto “Cultura de Dentro”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é homenagear os familiares de artistas que compõem o cenário cultural londrinense. Semanalmente, pais, mães e familiares de artistas reconhecidos que divulgam a cidade no Brasil e no mundo, receberão Diplomas de Gratidão.
O prefeito destacou a importância do reconhecimento aos familiares. “É preciso valorizar as pessoas que estão próximas aos artistas, como familiares ou mesmo amigos que incentivam e apoiam estes talentos. No momento de dificuldades, muitos só puderam contar com a família que, portanto, merecem essa justa homenagem.”
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Aldo Moraes, semanalmente a secretaria estará realizando a entrega dos certificados a artistas e seus incentivadores como reconhecimento pela contribuição à cultura no município. “Sempre os homenageados são somente os artistas. Nós queremos estender esse reconhecimento também àquelas pessoas que incentivaram, apoiaram e contribuíram de alguma forma com o artista, dando suporte econômico ou incentivando o desenvolvimento de sua carreira, desde a infância e juventude”, destacou.
Na solenidade de hoje foram homenageados os músicos Celso Macário, Lino Macário, e a mãe, Antonia de Carvalho Macário. Também foi homenageado o artista plástico Agenor Evangelista e sua mãe, Júlia Palmeira Evangelista Santos. O outro homenageado foi o cantor Ivo Pessoa e sua mãe Maria Luíza Menezes Pessoa.
O artista plástico Agenor Evangelista contou que mora com a mãe que o apoia. ”Esse reconhecimento à família é muito importante, já que ninguém vê o bastidor. A minha mãe é minha crítica de arte, que leva o café no quarto, faz a sopa, e ainda pergunta, o que você pintou hoje?”
O músico Lino Macário também aprovou a homenagem. “Normalmente, é o artista que aparece e não a família que esteve sempre torcendo. São 12 anos como profissional e sempre tive esse apoio. Fiquei muito feliz de ver a minha mãe sendo homenageada.”
A senhora Antonia de Carvalho Macário sintetizou a alegria numa frase: “ pensa numa mãe feliz.” Depois ela ainda complementou contando que a família deve dar apoio e acima de tudo a mãe ser amiga dos filhos.
Foto: Luiz Jacobs