Cidadão

Saúde divulga ações e balanço do trabalho de combate à Dengue

Nos finais de semana agentes realizam visitas em imóveis e limpeza de fundo de vale; objetivo é reduzir o índice de pendências e intensificar o combate à dengue

 
A Secretaria de Saúde, através do setor de Endemias vem realizando diversas ações no município com o objetivo de intensificar o combate à Dengue. Nos finais de semana os agentes de endemias realizam o trabalho de recuperação de imóveis e limpeza. Aos sábados, das 8h às 14h, o trabalho consiste em visitar os imóveis que foram encontrados fechados durante a semana nas visitas regulares. E aos domingos, das 8h às 12h, são realizadas limpezas de fundos de vale.
 
De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, no último sábado (16), cerca de 70 agentes trabalharam nas regiões norte e leste fazendo a recuperação de imóveis fechados. “O trabalho foi bastante produtivo; cada agente realizou a recuperação de cerca de 30 imóveis. Isso totaliza perto de 2 mil imóveis recuperados”.
                                                                                      
No domingo (17), segundo o coordenador, 10 agentes realizaram trabalho de limpeza de fundo de vale na Vila Marizia, onde foi encontrado um foco. Também foi realizado o mesmo trabalho no jardim Paulista onde foram detectados 14 focos. ““Foi feita a coleta e levada para análise de laboratório para detectar se é Aedes Aegypti”, informou o coordenador”.
 
Os agentes também realizaram o mesmo trabalho no jardim Santa Rita, no local autorizado pela Companhia Municipal de Transito Urbano (CMTU), para que a população deposite o lixo a ser recolhido posteriormente, e não foi encontrado nenhum foco.
 
No próximo sábado (23), será a vez das regiões Oeste, Sul e Central receber a visita dos agentes de Endemias. De acordo o coordenador de Endemias do município, Elson Belisário, cerca de 70 agentes estarão trabalhando nestas regiões. “O objetivo é intensificar as ações, fazer o trabalho de recuperação dos imóveis fechados e assim reduzir o índice de pendências do município, que atualmente é de 19,53%, contra os 10% preconizados pelo Ministério da Saúde”, informou.
 
Segundo Élson Belisário, nesta semana, de segunda (18) à quarta-feira (20), está sendo realizado o treinamento com os 43 novos agentes contratados pelo município no início do mês. “Estes 43 novos contratados é um reforço para o trabalho que vem sendo realizado. O treinamento é executado pelo Setor de Endemias e esta sendo realizado no Hospital Zona Norte, região norte da cidade e é dirigido à todas as endemias, não só à dengue, mas como Chagas e outras”, destacou.
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos