Escola Atanázio Leonel implanta educação em tempo integral
Alunos do Residencial Vista Bela e São Jorge serão atendidos pela escola em tempo integral a partir do segundo semestre
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a Secretária Municipal de Educação, Virgínia Laço, oficializam amanhã (19), a implantação da educação em tempo integral na Escola Municipal Atanázio Leonel. A solenidade vai acontecer na sede do colégio, localizada na rua Eliza Izabel Conceição, 148, jardim São Jorge, região norte, às 16h.
A escola tem capacidade para atender 300 alunos, de 5 a 11 anos, do bairro São Jorge e do Residencial Vista Bela, a partir do segundo semestre de 2012. Para tanto, a escola sofrerá readequações físicas como a retirada de paredes, sendo que parte dos estudantes ocupará também a antiga sede do programa Viva Vida. Os adolescentes do Viva Vida vão participar das atividades em um novo local que está em construção na rua Manoel Cardoso, s/n, no jardim Novo Horizonte.
A secretária de Educação, Virgínia Laço, apontou os benefícios da educação em tempo integral. “O aluno passa mais tempo na escola e, consequentemente, assimila melhor o conteúdo, tem mais contato com a matéria, tem a oportunidade de tirar dúvidas no contra turno e participar de oficinas dos mais variados assuntos. Essa é a 24ª escola a atender em tempo integral na cidade de Londrina.”
Segundo a diretora da Escola Municipal Atanázio Leonel, Narcimélia Garcia Scarinci, a implantação do ensino em tempo integral era um pedido da comunidade há anos e a troca de espaços entre Secretaria Assistência Social e de Educação veio para facilitar o atendimento às crianças e a própria segurança das mesmas.
A secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, reforça a importância dessa parceria entre as decretarias de Educação e Assistência Social. “É só através dessa parceria que conseguimos atender um número cada vez maior de crianças e adolescentes. Não só nessa troca de espaços como no atendimento. A Secretaria de Educação é responsável pelo atendimento até os nove anos, e a Assistência Social os acompanha na adolescência. A cobertura é muito maior.”
Atualmente, o Viva Vida São Jorge atende 180 crianças e adolescentes. Com a nova sede, a capacidade de atendimento será de 250 jovens, de 9 a 13 anos. O que minimizará a demanda reprimida existente no bairro. A Secretaria Municipal de Assistência Social também pretende inserir aprendizagem aos adolescentes através de parceria com entidades. Hoje, os jovens participam de atividades como capoeira, artesanato, artes circenses e percussão.