FIML encerra hoje com show do Quinteto Metais do Paraná e convidados
Os músicos farão uma apresentação no Cine Teatro Ouro Verde, com a participação especial dos renomados trompetistas Nailson Simões e Charles Schlueter

Para fechar com chave de ouro a 42ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), que iniciou oficialmente no dia 10, o Quinteto Metais do Paraná (QMP) e convidados farão um grande show no Cine Teatro Ouro Verde, localizado na Rua Maranhão, 85, no Centro. O evento contará com a participação dos grandes trompetistas Nailson Simões e Charles Schlueter.
Os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma Sympla, ao custo de R$ 20,00 (inteiro) e R$ 10,00 (meia-entrada), mais as taxas. Para comprar, clique aqui. Eles também serão colocados à disposição na bilheteria do teatro, a partir das 19h30. O uso de máscara facial dentro do Cine Teatro Ouro Verde é obrigatório.
O Quinteto Metais do Paraná (QMP) foi criado em 1993, quando Cícero Cordão chegou em Londrina. Logo em seguida, no ano de 1994, juntou-se ao grupo Arthur Fernandes e, nos anos seguintes, os demais músicos, Gilberto de Queiroz (1999), Marcelo das Virgens (2000) e Guilherme Efrom (2005). Ao longo desse tempo, o quinteto tem feito diversos tipos de apresentações, como em concertos didáticos, festivos, de gala e ao ar livre, em teatros brasileiros e se apresentado ao lado de importantes músicos nacionais e internacionais. Em seu repertório, o quinteto traz as mais variadas obras e linguagens, das tradicionais às experimentais.

Os integrantes são: Cícero Cordão e Arthur Fernandes (trompetes); Marcelo das Virgens (trompa); Gilberto de Queiroz (trombone); e Guilherme Efrom (baixo). Além deles, o show de hoje contará com a participação especial dos convidados Nailson Simões, trompetista brasileiro, e Charles Schlueter, trompetista americano, muito conhecido por ter sido primeiro trompete da Boston Symphony Orchestra.
De acordo com o integrante do Quinteto e membro da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), Cícero Cordão, os trompetistas convidados estabeleceram uma escola, uma maneira de pensar os instrumentos e de tocar. Para ele, os dois convidados são muito representativos, não só para os trompetistas, como para a área de metais no Brasil, e a participação de ambos no Festival, que tanto fez e faz pela pedagogia musical do país, é muito especial.
O repertório foi escolhido com base nos convidados, Charles Schlueter e Nailson Simões. Contará com adaptações de trechos orquestrais, linguagem mais seguida por Schlueter, e também algumas peças do maestro Duda de Recife, devido à relação dele com Simões e já incorporado também pelo americano, em suas vindas ao Brasil. Boa parte do espetáculo terá Schlueter e Simões como solistas. Os outros convidados que se juntarão ao Quinteto, na homenagem aos dois trompetistas, são Heinz Shwebel, vindo especialmente da Paraíba, e Maurílio Teles, Wladimir Júnior e Marlon Camatari, de Presidente Prudente (SP).
O programa da noite trará: Concerto em dó maior para dois Trompetes, A. Vivaldi, com arr. Fred Mils (solistas Cícero Cordão e Arthur Fernandes); Quintet, M. Arnold; Promenade, M. Mussorgsky, (solista Charles Schlueter); Napolitan Dance, P.I. Tschaikovwsky, arr. L. Waldeck, (solista Charles Schlueter); Concertinho nº 2 para trompete, J.U. da Silva (o Duda), (solista Nailson Simões); Suite Monette, J.U. da Silva, (solistas Charles Schlueter e Gilberto de Queiroz); Peguei a Reta, P. Costa, arr. Duda, (solista Nailson Simões); Fantasia Brasileira, J.U. da Silva, (com participações especiais de Heinz Shwebel, Maurílio Teles, Wladimir Júnior e Marlon Camatari); Aquarela do Brasil, A. Barroso, arr. Duda, (participações especiais Charles Schlueter e Nailson Simões).
Após o concerto, haverá lançamento do livro Indirection, de Charles Schlueter. A obra combina as memórias deste renomado musicista com insights musicais de colegas e estudantes e algumas “receitas”. É uma pesquisa técnica para trompetistas e um guia de performance.
Apucarana – O Quinteto Metais do Paraná e convidados fará outra apresentação gratuita amanhã (19), às 19h, na cidade de Apucarana, dentro do Festival de Inverno da cidade. Neste ano, o FIML também leva a sua programação regional para este município paranaense. O show acontecerá na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
Sobre o FIML – O Festival Internacional de Música de Londrina é um evento reconhecido pela inclusão social e pela diversidade tanto nos cursos, quanto na grade artística, com ênfase na música brasileira. O projeto pedagógico conta com renomados professores e propõe alternativas e reflexões sobre o fazer musical e para a Educação Musical.
Tem direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FML. A promoção é da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura do Município de Londrina; Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FML.
Mais informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa do festival, no (43) 99101-1080 (Andréa Monclar) e no (43) 99951-1900 (Emilia Miyazaki).
Texto: Dayane Albuquerque (N.com), com informações da assessoria de imprensa do FIML