Cidadão

Casa da Vila oferece oficinas de Espiral de Ervas e de Compostagem

Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet; Prefeitura de Londrina apoia a Casa da Vila através do Promic

A Casa da Vila vai promover duas oficinas neste sábado (23). A primeira será de espiral de ervas, das 8h30 às 12h, e a segunda sobre compostagem, das 13h30 às 17h. Ambas serão realizadas na sede da Casa da Vila, que fica na Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil. A Vila Cultural conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina.

Para participar é preciso se inscrever antecipadamente. O custo para aprender a fazer espiral de ervas ou compostagem é de R$ 25,00. Caso o interessado faça os dois cursos, é dado um desconto e o valor total fica por R$ 40,00. Quem desejar participar deve mandar uma mensagem para o Instagram da Casa da Vila, no endereço @casadavila.cultural ou acessar o formulário de inscrição para as oficinas (clique aqui). A participação nas oficinas será garantida mediante o pagamento. As informações sobre o pagamento e conta bancária podem ser obtidas pelo WhatsApp (43) 99812-6785.

Segundo a ecóloga, gestora ambiental e uma das ministrantes das aulas, Vanessa Rodrigues de Morais, as oficinas terão momentos teóricos e práticos, que somarão seus conhecimentos. Um dos tópicos abordados na atividade será  a compostagem, que é uma forma de dar destino ao resíduo orgânico gerado de forma doméstica ou industrial, diminuindo a sobrecarga de resíduo que vai para os lixões e aterros sanitários. Também será falado sobre a permacultura, que consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia. “Na parte teórica das oficinas será serão abordados os fundamentos da permacultura e, na parte prática, será construída a estrutura proposta. As pessoas podem fazer compostagem em qualquer lugar, pois existem diferentes técnicas, aplicáveis a quaisquer espaços”, contou Morais.

As atividades serão realizadas em parceria da Casa da Vila com o Coletivo Clã Pé Vermelho Permacultura. Além de Morais, farão a oficina, a equipe de permacultores do coletivo Clã Pé-Vermelho, que são a musicista Meire Valin e o bioconstrutor em bambu, Gabriel Augusto.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos