Cidade

Saúde confirma primeiro caso da gripe A

Criança recebeu alta na segunda-feira e passa bem; hospitais, pronto-atendimentos e UBS disponibilizam medicamento gratuito em casos de suspeitas da doença

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Informações em Saúde, divulgou na manhã de hoje (28) o primeiro caso confirmado da gripe A (H1N1) em Londrina. A menina de três anos de idade recebeu alta na última segunda-feira (25) e passa bem.

A criança mora na região oeste e esteve internada durante três dias, mas o resultado do exame que confirmou a gripe H1N1 foi obtido na tarde de ontem. De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, a população precisa se prevenir.

“É necessário lavar as mãos e utensílios individuais com frequência, evitar ambientes fechados e com pouca ventilação, evitar aglomerações, ter cuidado ao expirar e tossir protegendo o rosto com lenço descartável e utilizar o álcool em gel, porque ninguém está imune a gripe A”, disse a diretora.

Todas as UBS, hospitais e pronto-atendimentos contam com o Oseltamivir, que é o medicamento necessário para o tratamento. Em casos de suspeitas do H1N1, o médico solicita o remédio que é distribuído gratuitamente no próprio atendimento. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e pronto-atendimentos da cidade estão divulgando as medidas preventivas.

Desde 2011, nenhum caso da gripe A havia sido confirmado na cidade. Em 2010, foram 87 casos confirmados, mas não houve nenhuma morte. Porém, em 2009, a cidade teve 8.254 casos confirmados da doença e foram registradas quatro mortes por causa do H1N1.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos