Cidade

Escola Nara Manella recebe composteira e horta

Projeto dá novo destino a restos de alimentos consumidos por alunos e forma adubo para ser utilizado na própria escola; escola receberá uma horta e floreira

Projeto dá novo destino a restos de alimentos consumidos por alunos e forma adubo para ser utilizado na própria escola

O prefeito Barbosa Neto vai entregar nesta sexta-feira (29), às 11h, a 25ª composteira instalada em escolas do município. Desta vez, quem receberá o equipamento é a Escola Municipal Nara Manella, localizada na rua Lázaro J. Carias Souza, 317, no Conjunto Semíramis de Barros Braga, região norte da cidade.

Os 744 alunos também vão receber a horta nas escolas, que é uma parceria desenvolvida com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Esta é a segunda escola do município que une o projeto das composteiras com a horta escolar, onde o adubo proveniente da decomposição dos restos de alimentos é utilizado no plantio das hortaliças. A instituição de ensino fundamental também terá uma nova floreira com crisântemos e cravos para embelezar o local.

A instalação de composteiras em escolas municipais é uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação com o projeto de extensão do curso de Agronomia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenado pelo professor Efrain Rodrigues. Na estrutura do equipamento são depositados restos de alimentos da merenda escolar, onde existe uma tela que garante a circulação do ar entre os resíduos e impede que o material caia no chão. Isto torna a decomposição mais rápida e eficiente. Posteriormente, o adubo é aproveitado na horta da escola.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Laço, acredita que a importância do projeto está no conhecimento que os alunos recebem na prática e que repassam aos seus pais. “As crianças aprendem a dar o destino correto aos restos de alimento e a reutilizá-los como adubo no plantio das hortaliças. Além disso, levam o aprendizado aos pais para que o mesmo seja feito em casa”, disse Virgínia Laço.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos