Planetário de Londrina exibe três sessões neste sábado
Aberto para o público a partir das 15h, interessados podem assistir documentário, sessões infantis e adultas, além de conhecer o céu londrinense
O Planetário de Londrina estará aberto ao público neste sábado (30), a partir das 15h, com a exibição gratuita do documentário legendado “O planeta vermelho”. Posteriormente, às 16h e 17h, acontecem as sessões de “Tainá-Kan – Estrela da Manhã” e “Voyager – Mensageiro para as estrelas”, respectivamente. Nas duas últimas exibições, os ingressos custam R$ 3.
Tradicionalmente aberto no último sábado do mês, o espaço fica à disposição de toda a população. Durante a semana, o Planetário de Londrina recebe visitas agendadas de escolas, grupos e outras instituições, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Além da apresentação de documentários, sessões infantis e adultas, os interessados podem apreciar o céu de Londrina.
A sessão infantil “Tainá-Kan – Estrela da Manhã” conta história de um pequeno índio que parte em uma aventura pelo espaço. Ao lado de Jaci, a Deusa da Lua, os dois buscam explicações concretas sobre o dia e a noite. No entanto, o “indiozinho” acaba descobrindo muitos outros mistérios sobre o universo, planetas e alguns corpos que compõem o sistema solar. Desta forma, ele percebe que universo é muito maior que a sua tribo e a floresta onde vive.
“Voyager – mensageiro para as estrelas”, recebe o público acima de 14 anos. A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do nosso Sistema Solar. Consistiu em duas missões lançadas em 1977 pela NASA. O lançamento tinha o objetivo de ver um fenômeno incomum em torno dos planetas gasosos. No espaço, as sondas transmitem sinais para a Terra há mais de 30 anos, sem contar fotos de quatro planetas, 48 luas, atmosfera solar e o Meio Interestelar.
O Planetário de Londrina está localizado na rua Benjamin Constant, 800, próximo ao Museu Histórico de Londrina. Mais informações pelos telefones (43) 3344-1145 ou 3326-0567.