Londrina recebe prêmio “Prefeito Amigo da Criança 2012”
Abrinq premia municípios brasileiros que mais desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida e proteção à criança e adolescência
Durante a coletiva semanal à imprensa realizada, hoje (29), o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, divulgou o recebimento do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq, na última quarta-feira (27), em Brasília.
Duas crianças participantes do projeto “Viva Vida” entregaram o certificado e a premiação ao prefeito. Ele foi um dos vencedores da categoria Reconhecimento Pleno pelas Políticas Públicas implementadas por sua administração, que visam garantir os direitos de crianças e adolescentes.
De acordo com a Abrinq, 1.866 municípios concorreram ao prêmio. Do total, 183 receberam o título, sendo cinco do Estado do Paraná. Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, “Barbosa Neto apostou na Assistência Social e hoje temos 36 mil famílias atendidas pela secretaria. Isso demonstra que a prioridade do governo é a implantação de políticas públicas e o prêmio se deve à municipalização dos serviços, educação integral e as ações que o município vem desenvolvendo, como por exemplo, na prevenção da violência com o Programa Afeto”, disse Jacqueline.
Estiveram presentes na premiação oficial a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, deputados, senadores, além dos dirigentes da Abrinq. Para Barbosa Neto, o prêmio é o resultado da administração que coloca no centro da atenção desde o primeiro dia de governo a preocupação em atender a criança integralmente da melhor forma possível.
Conforme a Abrinq, entidade sem fins lucrativos criada em 1990, o Programa Prefeito Amigo da Criança premia municípios brasileiros que mais desenvolvem ações referentes à melhoria da qualidade de vida e proteção à criança e adolescência, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
O prêmio busca comprometer o poder público municipal a implementar políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente.
Foto: Vivian Honorato