Prefeitura acolhe agentes de endemias
Ao todo são 175 candidatos, do último concurso, que já estão trabalhando no combate ao mosquito da dengue
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar uma solenidade de acolhimento para os 175 candidatos aprovados no último concurso de agentes de endemias. Eles foram aprovados no processo seletivo que contou com 13.075 participantes e agora estão incorporados ao quadro de funcionários da Secretaria de Saúde. A solenidade será realizada no Rotary Club, na avenida Harry Prochet, 1.025, amanhã (3), às 10h30.
Os agentes de endemias começaram a ser convocados no mês de maio. A previsão é que o quadro de agentes, que tem o limite de 260 profissionais, seja todo ocupado pelos candidatos aprovados no último concurso. Por enquanto ainda existem agentes com vínculo com a Prefeitura por meio de testes seletivos. Quando esse vínculo acabar, os demais aprovados serão convocados para começar a trabalhar.
Para o secretário de Saúde, Edson de Souza, a incorporação desses agentes ao quadro de funcionários é um grande diferencial. “O serviço de combate ao mosquito da dengue será feito diretamente pela Secretaria de Saúde. Os agentes são agora todos estatutários. Isso garante uma estabilidade para os profissionais e também uma continuidade e consequentemente uma melhora para o serviço, além da economia que gera para a Prefeitura, que antes tinha que treinar os novos profissionais a cada fim de contrato”.
O número de 260 agentes é considerado suficiente para combater as endemias na cidade. Antigamente esse número era de 230, mas ele foi ampliado. Os agentes não tem local fixo para atuação, devem percorrer toda cidade realizando o trabalho de prevenção. Desde o início dessa administração, 1.121 funcionários foram contratados apenas na área da saúde.