Cidadão

Londrina sedia a 4ª Reunião Regional do Fórum de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos

Evento integrado também promove a 15ª Reunião Ordinária do Grupo R-20; haverá 69 municípios representados e a programação traz debates e palestras com especialistas

Nesta quinta-feira (28), das 8h às 17h30, Londrina será sede da 4ª Reunião Regional do Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, e da 15ª Reunião Ordinária do Grupo R-20. Os eventos integrados ocorrem, dentro da mesma programação, na sede da PUC-PR Campus Londrina, na avenida Jockei Club, 485. O objetivo dos encontros é debater e buscar soluções em conjunto para os problemas gerados pelos resíduos sólidos, entre outros aspectos.

O público-alvo das reuniões é o mesmo, ou seja, gestores municipais de serviços ambientais referentes a resíduos sólidos, bem como instituições, entidades e empresas interessadas no tema. São aguardados mais de 150 participantes, com a presença de representantes de 69 municípios, e as inscrições já estão encerradas.

O foco das iniciativas é propiciar um ambiente para a troca de informações e experiências entre os atores participantes, tendo como finalidade inserir os resíduos sólidos na economia circular, isto é, devolvê-los ao ciclo produtivo e evitar o despeço em aterros ou a destinação inadequada.

Dentre os temas abordados nessa oportunidade, estão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Programa Recicla +, a relação contratual entre municípios e empreendimentos de catadores de materiais recicláveis e apresentações de propostas e de tecnologias para a reciclagem de resíduos.

A programação (ver cronograma completo abaixo) conta com diversas palestras conduzida por profissionais de diferentes segmentos, incluindo o secretário-geral do Grupo R-20, Marcos Chaves, professores de universidades e representantes de instituições ligadas a reciclagem e resíduos sólidos. A agenda será encerrada com as tarefas que os participantes devem cumprir, de acordo com suas responsabilidades profissionais.

A geógrafa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Mariza Pissinati, representante titular do Município de Londrina no Grupo R-20, ressaltou que um dos fatores mais importantes das reuniões integradas é a troca permanente entre os municípios e entidades participantes. Ela também será mediadora da mesa redonda de com o tema Resíduos Sólidos, marcada para as 15h15. “Esse envolvimento e o debate contínuo para busca de soluções eficazes permitem que as partes estejam todas alinhadas e atualizadas acerca da gestão de resíduos sólidos no Brasil. A expectativa, para essas edições dos encontros, é de recebermos mais novidades e esclarecimentos que serão úteis neste processo, inclusive referentes à legislação vigente”, analisou.

Segundo Pissinati, na rotina de trabalho diária, o servidor público municipal, integrado aos serviços de resíduos sólidos, por conta das várias demandas, não consegue ter muito tempo e oportunidades para se atualizar. “Por esse motivo, é em eventos como este que os servidores podem se atualizar, tirar suas dúvidas e fazer contatos que os auxiliarão na tomada de decisões e na evolução de seus trabalhos”, disse.

Ainda de acordo com a geógrafa, o Grupo R-20 começou uma campanha para tirar resíduos de isopor do meio ambiente e reinserir no ciclo produtivo. “Neste evento teremos representantes de duas empresas recicladoras apresentando suas propostas para receber os resíduos dos municípios do Paraná. Também haverá uma discussão sobre o Programa Recicla + (Decreto Federal nº 11.044/2022), que gerou muitas dúvidas em todo o Brasil”, adiantou.

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vem trabalhando para compartilhar as informações obtidas, bem como os contatos feitos junto às entidades de interesse para Londrina e órgãos da Prefeitura que tratam deste tema, em especial a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). As informações extraídas dessas atividades também são utilizadas em palestras e ações da área de Educação Ambiental. “Na rotina da Prefeitura, essas informações e contatos vem contribuindo bastante para a tomada de decisões e a geração de novas ideias para avançar na gestão municipal de resíduos sólidos”, concluiu Pissinati.

Grupo R-20 – É composto por representantes dos 399 municípios e Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que compõem as 20 regiões definidas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (2018). Cada município e consórcio indica um representante titular e respectivo suplente, sendo obrigatória a indicação de ao menos um servidor público estatutário.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos