Destaques

VII Conferência Municipal dos Direitos da Mulher elegeu o novo conselho para 2012/2014

Foram aprovadas 87 propostas e eleitas as 28 novas participantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Foram aprovadas 87 propostas e eleitas as 28 novas participantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizaram, no último final de semana, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O tema da Conferência: “Políticas Públicas: Empoderamento e Autonomia das Mulheres” foi debatido com 110 pessoas entre delegados e observadores, que tiveram presentes na Câmara Municipal de Londrina, local onde o evento foi realizado.

A Conferência é o resultado final de oito pré-conferências, realizadas entre os dias 21 de maio a 5 de junho, em diferentes locais de Londrina. Muitas das propostas apresentadas nas pré-conferências serviram de base para a discussão de quatro subtemas relacionados à mulher: enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos; o enfrentamento do racismo, sexismo, lesbofobia, e todas as formas de discriminação e autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.

Foram aprovadas 87 propostas e eleitas as 28 novas participantes do Conselho Municipal dos Direitos da MulherA solenidade de abertura do evento aconteceu na noite do último dia 29 e foi aberta oficialmente pela presidente do Conselho, Henriene Brandão. Entre os presentes, estava o prefeito Barbosa Neto, além de autoridades locais. Após a solenidade de abertura a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, apresentou as prioridades e metas do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que foi construído a partir das propostas aprovadas na VI Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres. Na sequência teve a palestra ministrada pela professora Karina de Toledo Araújo, doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá e pesquisadora nas áreas de Cultura, Diversidade e Gênero.

A VII Conferência aprovou 87 propostas, abordadas durante a discussão dos quatro subtemas, e elegeu as 28 novas participantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sendo 14 do poder público e 14 da sociedade civil.

Sueli Galhardi destacou a importância do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres no processo da Conferência, como documento norteador dos debates. “Nós observamos que da sexta para a sétima conferência, tivemos um salto de qualidade. Neste período conseguimos elaborar nosso primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que estabeleceu as diretrizes e as prioridades dessa política, constituindo-se num importante instrumento de monitoramento das ações. Durante a conferência as participantes puderam avaliar a implementação do Plano, identificando os avanços e as limitações, e assim, puderam construir propostas visando o cumprimento de suas metas, para os próximos anos”, comentou a secretária.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos