UBS Jardim do Sol retoma atendimento à população nesta terça-feira (2)
Nesta segunda-feira (1º), profissionais da unidade de saúde estão passando por uma reciclagem, por isso UBS estará fechada ao público

A partir desta terça-feira (2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Anísio Figueiredo volta a atender os casos clínicos da população do Jardim do Sol, Nossa Senhora da Paz e o Shangri-lá B, assim como dos Conjuntos Habitacionais Paranoá 1 e 2. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Via Láctea, 877, esquina com a Rua Marte, no Jardim do Sol.
Para isso, durante o dia de hoje (1º), cerca de 40 funcionários passarão por uma reciclagem profissional e vão aproveitar o momento para organizar as salas de atendimento. Isso porque, desde o início da pandemia, o espaço estava cumprindo a reorganização feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o atendimento emergencial à pandemia. Por isso, de março de 2020 até o dia 28 de janeiro de 2021, ela ficou sendo exclusiva para as consultas das crianças, e desde janeiro de 2021 até o momento, funcionava somente como posto de vacinação contra Covid-19.
O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, explicou que a reabertura dos trabalhos para a população em geral advém de uma análise do contexto atual da pandemia. Segundo ele, nas últimas semanas, a unidade de saúde vinha registrando uma baixa procura pela vacina, girando em torno de 400 doses aplicadas por dia. Quando a UBS do Jardim do Sol deu início à imunização contra o Coronavírus eram aplicadas cerca de 1000 vacinas diariamente. “A população do entorno da UBS do Jardim do Sol é idosa e, após avaliarmos a situação da procura vacinal contra a Covid-19, percebemos que se fazia necessário o retorno ao atendimento de clínica geral nesta unidade. É um processo natural e gradativo, em que estamos voltando ao atendimento da rede de saúde como era antes da pandemia”, explicou Machado.
Essa Unidade Básica de Saúde atende cerca de 8 mil moradores da região do Jardins do Sol, Nossa Senhora da Paz e Shangri-lá B, assim como dos Conjuntos Habitacionais Paranoá 1 e 2. Ali a população encontra atendimento odontológico, médico clínico-geral, pediatra e ginecologista; saúde da família; pré-natal; acompanhamento das crianças e a vacinação de rotina em geral. “Eu tenho muito a agradecer aos meus funcionários, que se doaram muito durante toda a pandemia. Estamos felizes por termos contribuído para caminharmos rumo ao fim da pandemia”, disse a coordenadora da UBS, Marília Sitta Leutti.
Durante o dia de hoje (1º) não haverá atendimento de saúde ao público em geral devido à reciclagem dos profissionais de saúde. Durante os dois anos e meio de pandemia, a população foi atendida na UBS do Vila Nova. Já os acamados e as gestantes receberam atendimento normal na UBS do Jardim do Sol por causa da dificuldade de locomoção.