ProJovem Trabalhador forma 1.310 jovens em cursos técnicos
Formandos frequentaram cursos de administração alimentação; comunicação e marketing social; construção e reparos; telemática; turismo e hospitalidade e vestuário
O programa ProJovem Trabalhador formou na última terça-feira(3), 1.310 jovens nos cursos de administração alimentação; comunicação e marketing social; construção e reparos; telemática; turismo e hospitalidade e vestuário.
Em uma solenidade bastante prestigiada no Canadá Country Club de Londrina, estiveram presentes o prefeito Barbosa Neto, a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira; a diretora da Associação de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Brasil – ALDEIA, Andréia Rodrigues, além de representantes do colégio Mãe de Deus, sede das aulas do ProJovem.
Todos os cursos tiveram matérias específicas e as atividades complementares que envolvem a inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direito trabalhista, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e estímulo à elevação da escolaridade.
Durante seis meses, eles tiveram 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional, além de receber uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100. Os cursos foram ministrados pelos professores da Associação de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Brasil – ALDEIA. Agora os formandos serão encaminhados ao mercado de trabalho. O perfil dos participantes das primeiras turmas do ProJovem Trabalhador, é o jovem entre 18 e 29 anos, em condições de vulnerabilidade social.
De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, estes alunos iniciaram seus estudos em janeiro e mais uma nova turma finalizará os cursos em setembro. Ela disse ainda que os internos da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) I e II também ainda não concluíram os cursos. Ela lembrou que foi a primeira vez que Londrina abrigou o programa do governo Federal.
O prefeito Barbosa Neto disse que o programa possibilita a transformação da vida dos jovens porque se habilitam a exercer um ofício no mercado de trabalho. O prefeito entregou homenageou á aluna Ana Paula Rodrigues com a entrega de um buquê de flores.