Destaques

Região sul recebe primeira etapa do Centro Cultural

Região sul recebe primeira etapa do Centro Cultural

Além da entrega da obra, foi anunciado o início do processo de tombamento da antiga usina de asfalto do Pavilon e foi feita uma homenagem para servidores

A Prefeitura de Londrina entregou hoje (6), a primeira etapa da construção do Centro Cultural da região sul, localizado na avenida Guilherme de Almeida, ao lado da Praça da Juventude. Na ocasião o prefeito e o secretário anunciaram também o processo para o tombamento da usina de asfalto, Pavilon pelo Patrimônio Histórico do município.

Região sul recebe primeira etapa do Centro Cultural Na parte inicial da obra foi feita a pavimentação asfáltica e calçadas, academia ao ar livre, instalações hidráulicas e elétricas, pintura de piso e paisagismo. Em seu discurso o prefeito salientou a importância do espaço para aqueles que residem na região e ressaltou que o intuito é deixar o lugar cada vez mais bonito.

O secretário de Obras, Bruno Morikawa valorizou a construção do Centro Cultural e comentou sobre as atividades que podem ser desenvolvidas no local. “A estrutura do lugar está muito bonita. O espaço proporciona atividades de lazer e existe a academia ao ar livre que já vem sido utilizada pelos moradores” apontou.

A construtora responsável pela primeira fase da construção do Centro Cultural foi a Visatec Construções e Empreendimentos Ltda. O valor do investimento foi de R$211.261,92, recursos provenientes do Ministério do Turismo. A segunda etapa da obra do Centro Cultural da região sul, prevê a construção de uma biblioteca que está sendo examinada pela Caixa Econômica Federal.

Processo de tombamento do Pavilon

Na solenidade de entrega da primeira etapa do Centro Cultural da região sul, foi anunciado o processo de tombamento da antiga usina de asfalto Pavilon, pelo Patrimônio Histórico do município. A usina de asfalto Pavilon foi construída em 1975, na gestão do prefeito José Richa e do então secretário de Obras, Wilson Moreira. O primeiro trabalho realizado foi a pavimentação da avenida Dez de Dezembro.

O secretário de Cultura, Aldo Moraes, ressaltou a importância do processo de tombamento da antiga usina. “O início do processo de tombamento se justifica pela importância histórica desse prédio, dessa estrutura toda, que tem uma importância muito grande para a cidade do ponto de vista do trabalho daqueles homens que ajudaram a transformar Londrina em um polo urbano sem esquecer toda nossa tradição sertaneja e os empreendimentos rurais, colocando Londrina como um polo urbano que respira cultura, história e, sobretudo trabalho.”

Homenagem

Na solenidade foram homenageados os funcionários que estão em atividade desde os primeiros anos de construção da antiga Usina Pavilon. O prefeito Barbosa Neto elogiou os trabalhadores e o processo de tombamento do Pavilon. “Nós temos que valorizar aqueles que trabalham dia a dia. É pouco, mas é um reconhecimento. O tombamento da usina é uma belíssima iniciativa. Se não resgatarmos um pouco da nossa história não vamos ter o futuro”, disse.

Os servidores homenageados são: os técnicos em planejamento municipal, Deocy Conceição Guimbarski, Osvaldo Kendi Abe e Maria José da Silva; o asfaltador, Armando Gomes de Freita; os técnicos em gestão pública, Glenilson Rodrigues Nogueira e José Ivan Rodrigues; o laboratorista, Ademir da Silva; o operador de máquina, Calixto de Oliveira; o gerente de laboratório, Joaquim Alves de Oliveira; os motoristas, Natalino Campus de Meira e Laércio Caetano Lopes e o mecânico Airton Rodrigues Martin.
 
Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos