Inscrições para o Curso de Gestão Escolar encerram amanhã (4)
Capacitação é ofertada a todos os profissionais da rede municipal de educação e a participação é obrigatória aos candidatos a novos gestores escolares

Termina nesta quinta-feira (4) o período de inscrições para o curso “Gestão Escolar: princípios e práticas para o exercício das funções de diretor e coordenador”. A capacitação é ofertada a todos os profissionais da rede pela Escola de Gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME). A participação é obrigatória somente para os candidatos que ingressarem no processo de seleção dos novos gestores escolares.
A inscrição deve ser feita por meio da plataforma da Escola de Governo (clique aqui), seguindo a sequência de abas “Educação”, “Geral”, “Cursos” e “2022”. Há turmas distintas para diretores e coordenadores e a carga horária total da atividade é de 20 horas. O conteúdo será liberado no dia 11 de julho e permanecerá disponível até 31 de agosto. Ao término, haverá emissão de certificado.
O processo de escolha de diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares será aplicado nas 88 escolas municipais e nos 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina. O processo se encerra com a homologação e posse dos novos diretores e coordenadores em janeiro de 2023, para início da gestão com duração de quatro anos.
A seleção ocorre em diversas etapas, entre elas o envio de documentos – etapa já concluída –, inscrição para o curso de gestão escolar e elaboração de um Plano de Trabalho, que será avaliado por uma comissão. Os professores também devem responder a um questionário on-line denominado “Mapeamento de Competências para Liderança”, que visa apontar ao professor quais são suas potencialidades e fragilidades, de forma a auxiliá-lo em seu desenvolvimento pessoal.
A última fase do processo de seleção será a escolha, através de votação, quando a comunidade escolar também participa. Os diretores e diretores auxiliares serão eleitos por pais, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários. Já os coordenadores pedagógicos são selecionados em votação que envolve apenas os professores e funcionários. A previsão é que esta etapa seja realizada em dezembro.