Destaques

Projeto capacita mulheres do distrito de São Luiz para a produção de alimentos

Ao todo, 35 mulheres aprenderão receitas de compotas, geleias e licores, por meio da iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e UTFPR

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, inicia o projeto “Produção de Compotas, Geleias e Licores”, no distrito de São Luiz. Por meio da ação, 35 mulheres serão capacitadas para produzir alimentos, os quais poderão ser comercializados por elas, gerando renda para suas famílias.

Foto: Emerson Dias

A formação será ministrada por docentes do curso de Tecnologia de Alimentos da UTFPR, em dois dias, 10 e 18 de agosto, das 13h30 às 16h40, no Salão Paroquial de São Luiz. O primeiro encontro, no dia 10, será sobre práticas de higienização de utensílios, embalagens e frutas; preparo de frutas; produção de geleia de morango, manga e maracujá e doce de maçã com pinhão. No segundo encontro, no dia 18, as mulheres aprenderão a fazer doce de abacaxi com coco e pimenta, compota de mamão em pedaço e licor de jabuticaba e maracujá.

A secretária municipal da pasta, Liange Doy Fernandes, contou que neste ano, no mês da Mulher, a secretaria realizou diversas ações nos distritos para receber as demandas das mulheres, em termos de qualificação profissional, oficinas de bem-estar e saúde. “Essa oficina de compotas, geleias e licores resulta deste trabalho de campo realizado no distrito de São Luiz. Através deste trabalho, possibilitamos que as mulheres do distrito também participem das ações que são realizadas na sede do Centro de Oficinas para as Mulheres, o COM”, destacou a secretária.

Secretaria identificou as necessidades das mulheres do São Luiz por meio de reuniões. Foto: SMPM

Segundo a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a ideia do curso surgiu de um pedido das próprias mulheres do distrito, empreendedoras na área de alimentos, que precisavam de técnicas para produção de seus produtos. “Fizemos reuniões para definir as receitas e um diagnóstico das necessidades dessas mulheres, por isso o projeto foi adaptado para atender este público e a necessidade dele”, contou.

A oficina de produção de compotas, geleias e licores é uma das ações propostas pelas coordenadoras do projeto “Conscientização de mulheres na produção de alimentos seguros e com qualidade em Londrina e região”, das professoras Marly Katsuda e Luciana Furlaneto Maia da UTFPR Campus Londrina. “O objetivo do projeto consiste na elucidação de práticas de produção higiênica e dicas de produção de geleias, doces e compotas para mulheres que buscam alternativas para gerar renda. Além de dicas de produção, o projeto também prevê orientação do custeio da conversão em produto voltado para precificação e formas de promovê-lo de forma simples”, explicou a professora Marly Katsuda.

A presidente da Associação de Mulheres do Distrito de São Luiz, Vera Rampazzo, disse que a Associação sempre manteve parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, oferecendo palestras e cursos para as mulheres do distrito e região. “O nosso objetivo é ajudar as empreendedoras do distrito e região, viabilizando, através das parcerias, cursos no segmento da alimentação, dando oportunidade às mulheres, para que elas possam enriquecer seus conhecimentos e habilidades na culinária, agregando renda em seus orçamentos”, enfatizou.

A administradora do distrito, Leide Alves de Oliveira, citou que a capacitação agregará valor aos produtos que as mulheres do distrito já produzem. “Com isso, elas poderão diversificar os produtos oferecido pela agricultura familiar e comércio local e, assim, promover uma fonte de renda a mais para suas famílias”, afirmou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, pelo telefone (43) 3378-0111.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos