Ouro Branco recebe UBS reformada e ampliada
Unidade Básica de Saúde que atende 10 mil pessoas, foi reformada e ampliada em 320 metros; parte dos recursos para obras foram garantidos por meio de emenda do prefeito Barbosa Neto, quando deputado federal
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta sexta-feira (6), a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ouro Branco, na região sul. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Barbosa Neto, o secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza; a comunidade, lideranças locais de saúde, entre outros.
A unidade de saúde foi ampliada em 320,83 metros quadrados, onde foram construídas sala para atendimento ginecológico com banheiro adaptado para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física, três novos consultórios, quatro banheiros para atendimento ao público e dois para funcionários, sala de coleta, sala de atendimento à criança, sala para pacientes em observação, sala para agentes comunitários, para escovação odontológica, farmácia, almoxarifado e sala para limpeza de material. Agora, a unidade passa a medir 581,65 metros quadrados.
A parte antiga da UBS também recebeu melhorias como a troca de piso e telhado e pintura em toda sua estrutura. Ao todo, foram investidos R$ 549.307,11, sendo que R$ 328.635,08 mil são provenientes de recursos do governo federal e o restante faz parte da contrapartida do município. Os recursos do governo Federal foram garantidos pelo prefeito Barbosa Neto, quando deputado federal, que destinou emenda para a reforma da unidade.
A construtora responsável pelas obras foi a Proec Engenharia Civil Ltda. A UBS atende ao conjunto Ouro Branco, Monte Belo, Tarobá, Atlanta, das Flores, jardim Estrela e Esperança. A população beneficiada está estimada em 9.568 habitantes. Sendo que são três enfermeiros, dois médicos clínico-gerais, ginecologista, pediatra, dois funcionários administrativos, dez auxiliares de enfermagem, três auxiliares de serviços gerais e oito agentes comunitários de saúde (ACS) que estão disponíveis para atender a população, além da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Em 2011, a UBS realizou 35.592 procedimentos de enfermagem como, por exemplo, curativos, verificações de pressão arterial, retiradas de ponto, coletas de exames, administração de medicamentos, avaliações e puericulturas.
Fotos: Luiz Jacobs