Cidadão

Agentes da dengue vistoriam região norte e leste

Cinco bairros da região norte e quatro da zona leste passam por vistorias dos agentes municipais; último caso importado da doença foi confirmado hoje

Cinco bairros da região norte e quatro da zona leste passam por vistorias dos agentes municipais; último caso importado da doença foi confirmado hoje

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, informou hoje (10), pela manhã, os bairros em que os agentes de endemias visitarão durante esta semana. Os agentes estão vistoriando o Conjunto Habitacional Parigot de Souza, Chefe Newton Guimarães, jardim Paraty, jardim Continental e o Parque Ouro Verde, na região norte e, na zona leste, o Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima, Eucaliptos, Vitória Régia e bairros próximos ao Hospital Universitário.

As visitas estão sendo realizadas das 8h às 14h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. De acordo com o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário, o trabalho aos sábados é de suma importância, porque durante a semana os agentes encontram 23% dos imóveis fechados, mas com as vistorias realizadas nos finais de semana este número cai para 16%.

Neste domingo (15), os 12 servidores estarão vistoriando os fundos de vale do Conjunto Habitacional Vivi Xavier, Parque Residencial Marieta e jardim Neman Sahyun. As visitas aos domicílios não acontecem aos domingos, dada a dificuldade para a realização dos trabalhos dos agentes.

Segundo Belisário, o último caso confirmado de dengue na cidade foi registrado hoje. “Hoje confirmamos mais um caso de dengue importado. A pessoa viajou para o nordeste, onde foi picada pelo mosquito transmissor. Desde o início deste ano até o momento, foram confirmados 55 casos de dengue, sendo 14 destes importados de outros municípios. No mesmo período do ano passado, eram 7.371 casos da doença. Isso demonstra que precisamos cuidar e combater os possíveis criadouros do mosquito mesmo no inverno”, disse.

Segundo o coordenador de endemias, a ajuda da população é importante mesmo em períodos calmos, como o inverno, porque ao cuidar de seus terrenos e mantê-los limpos, a população está destruindo os possíveis focos do mosquito transmissor. Cada agente de endemias vistoria, em média, 25 imóveis por dia. A Secretaria Municipal de Saúde conta com 181 profissionais estatutários que realizam trabalhos de combate à dengue.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos