CMTU divulga atividades de educação no trânsito dos próximos dias em Londrina
Programação tem teatro de fantoches e intervenções em passarela sobre a BR-369

Nesta sexta-feira (5), às 9h30, os personagens em fantoche Nina, Enzo e agente Pereira, desenvolvidos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para dialogar com o público infantil, têm um encontro marcado com as crianças atendidas pelo Sesc Londrina Norte. A instituição está localizada na Avenida Saul Elkind, nº 1555.
Durante a ocasião, os bonecos – interpretados por estagiários de artes cênicas da coordenadoria de Educação no Trânsito – falarão sobre segurança viária e os cuidados específicos que as crianças devem tomar nos deslocamentos de veículo, ao atravessar a rua ou caminhar pela calçada.

A proposta é explicar aos pequenos, de maneira divertida e dinâmica, a importância da faixa de pedestres, da escolha de percursos seguros para chegar até a escola e sobre a necessidade do uso de itens como cinto de segurança, cadeirinha e assento de elevação. Voltada a alunos com idades entre 3 e 5 anos, a apresentação irá se repetir na próxima quinta-feira (11), às 14h30.
Travessia segura – Já na segunda-feira (8), às 7h e às 13h, agentes da CMTU e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acompanhados dos palhaços Zé Fonfom e Buzininha, também da companhia, realizarão intervenções nas rampas de acesso à passarela instalada na BR-369, nas proximidades da Avenida Angelina Ricci Vozozzo.
O objetivo da ação, solicitada por dirigentes da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), é aproveitar o Dia do Pedestre, celebrado na mesma data, para estimular que os estudantes da entidade façam sempre uso da estrutura para transpor a rodovia.
De acordo com a organização, é comum que crianças e adolescentes residentes no entorno se arrisquem entre os carros para passar de um lado para outro da via, principalmente nos horários de entrada e saída das aulas.
Segundo o boletim estatístico elaborado pela CMTU sobre os acidentes de trânsito na cidade, 109 pedestres foram atropelados em Londrina entre janeiro e junho de 2022. Deste total, 9 morreram.