Cohab promove Audiência Pública na zona leste
Encontro servirá pra instruir famílias em relação às realocações necessárias por conta das revitalizações dos fundos de vale
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) promove na segunda-feira (16), às 18h30, no Jardim Santa Inês, rua Pingo D’água, número 62, na zona leste da cidade, Audiência Pública para instruir famílias em relação a suas realocações. São famílias que ocupam fundos de vale e que por não se encaixarem no perfil atendido pelo programa Minha Casa Minha Vida, continuam no local de forma irregular.
O Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina (Procidades Londrina), que recebe recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai revitalizar 12 fundos de vale na cidade, incluindo os ocupados por essas famílias. As famílias serão reconduzidas a áreas legalizadas e sem risco, com infra-estrutura e equipamentos adequados, em casas construídas com o diferencial no padrão habitacional, de acordo com o número de membros da família.
Após a realocação das famílias, as áreas serão recuperadas e revitalizadas, com a demolição das edificações irregulares, limpeza da área, readequação do solo, restauração da mata ciliar e áreas de preservação permanente e a confecção de gramados e espaços para lazer. Também serão realizadas ações educativas junto à comunidade do entorno, para que eles atuem na preservação ambiental dos fundos de vale, prevenindo novas ocupações
A Coordenadora Geral do Procidades Londrina, Rosangela Portella Teruel, esclareceu que o BID financiará a realocação de 231 famílias residentes em diversas áreas de preservação permanente e de risco e fará a recuperação e a revitalização de mais de 380 mil metros quadrados de fundos de vale de Londrina.
Na Audiência Pública, profissionais da Cohab e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) vão explicar aos participantes questões referentes ao Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, a importância da saída de fundos de vale, apontar áreas adequadas para a mudança e tirar dúvidas dos moradores. Uma equipe social da Cohab já visitou as famílias, a intenção do encontro é dar um esclarecimento ainda maior a população.