Prefeitura entrega CEI Maria Cecília revitalizado após conclusão de reforma
Espaço atende 169 crianças e recebeu R$ 200 mil para realizar uma grande reforma; melhorias incluem troca de portas e janelas, substituição do piso e pintura externa e interna, entre outras

O Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cecília foi entregue para a comunidade nesta segunda-feira (15), após passar por uma reforma completa de suas instalações, realizada com recursos investidos pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ao todo, o Município destinou R$ 200 mil para as intervenções na unidade, que fica na Rua Alcides Simão Santiago, 258, Conjunto Maria Cecília (zona norte). Os trabalhos foram executados pelas empresas Mult Art Construtora e Silde Junior de Souza Lima, que venceram a pesquisa de preço pública para as obras.
Compareceram à reabertura da unidade, o prefeito Marcelo Belinati; os secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; a presidente da Associação do Clube de Mães do Conjunto Habitacional Maria Cecília S. de Oliveira – entidade mantenedora do espaço – Maria Lucinda Rossato; a diretora do CEI, Aparecida Araújo Vasilio; e a coordenadora pedagógica da unidade, Cíntia Caponi.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, parabenizou as equipes da Secretaria Municipal de Educação e os responsáveis pelo CEI Maria Cecília, e destacou que essa é a 17ª creche entregue dentre as 50 que receberam recursos municipais para a realização de suas reformas. “Essa é uma ação histórica para a cidade, que vai proporcionar uma verdadeira transformação na vida das pessoas. Além da reforma dos prédios, nós também estamos oferecendo merenda e uniformes de qualidade, assim como trabalhamos para aperfeiçoar as abordagens pedagógicas, então isso é um conjunto de melhorias que se somam para desenvolver cada vez mais a educação municipal”, salientou.

De acordo com a secretária municipal, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a administração municipal tem investido em reformas tanto nas unidades municipais quanto nas creches filantrópicas. “Uma intervenção como essa tem um grande impacto positivo porque melhora a infraestrutura do lugar, que fica muito mais bonito, aconchegante e seguro. Essas reformas são, com certeza, a ação mais importante da Prefeitura em todo esse período de parceria com as instituições filantrópicas”, disse.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que a iniciativa de reformar todos os 50 CEIs filantrópicos do município partiu das visitas realizadas por representantes da administração municipal às unidades. “É importante sair do gabinete e conhecer as demandas da população, e por termos visitado vários CEIs, constatamos a necessidade dessas reformas. Aqui no Conjunto Maria Cecília, nós também revitalizamos completamente o Centro Esportivo Maria Cecília e reformamos o ginásio de esportes, construímos o CCI Norte, ampliamos a Escola Municipal Moacir Teixeira, instalamos iluminação em LED em vários pontos e fizemos recapes em diversas vias. Esse é um trabalho contínuo, de construção de uma cidade mais humana e desenvolvida, em que todos os londrinenses possam ter oportunidades”, afirmou.
Intervenções – Entre outras melhorias recebidas pelo CEI Maria Cecília, estão a troca das janelas e portas estragadas; instalação de paredes de drywall e de telas de proteção nas janelas da cozinha e do lactário; implantação de uma nova caixa d’água e de uma cobertura nova em todo o espaço; execução de reparos no telhado e limpeza das telhas; substituição do piso de cerâmica e colocação de piso emborrachado no berçário. Além disso, as equipes instalaram granito e cubas novas nas pias; construíram uma rampa de acesso à creche e calçada cimentada onde não havia; reformaram e adaptaram os banheiros feminino e masculino para as crianças; e trocaram as vigas de madeira de sustentação da creche.

As intervenções incluíram, ainda, a pintura interna e externa de todo o espaço, inclusive do parquinho das crianças; a realização de manutenção das mesas e bancos do refeitório; adequações na rede de esgoto e na rede elétrica; adaptações na entrada para o estacionamento dos carros, assim como a casa de gás; e a construção de uma mureta de sustentação no entorno da creche.
A presidente da entidade mantenedora do CEI Maria Cecília, Maria Lucinda Rossato, salientou que a unidade atende cerca de 170 crianças de 0 a 5 anos de idade, e que foi fundada em 2004. “Essa é a maior reforma já conduzida no CEI Maria Cecília. A obra ficou muito boa e a gente agradece muito à Prefeitura, porque precisávamos muito dessas melhorias, para o bem da comunidade e das crianças”, pontuou.

Conforme a diretora do espaço, Aparecida Araújo Vasilio, a comunidade do bairro está bastante satisfeita com o resultado da reforma. “Esse centro de educação é fundamental para o bairro, porque é a única creche do Maria Cecília. Além de beneficiar a população, os funcionários que trabalham aqui estão achando maravilhoso, pois o CEI ficou um espaço mais bonito e aconchegante para atender as crianças, de uma forma mais calorosa”, pontuou.
Também estiveram presentes, a diretora Pedagógica da SME, Mariângela Bianchini; o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), José Marcos Machuca; a presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb, Ana Cristina Pialarice Giordano; a diretora financeira da SME, Márcia Barioto; e a diretora administrativa da pasta, Rosana Marchese.

Obras entregues – Além do CEI Maria Cecília, o prefeito Marcelo Belinati já entregou as reformas do CEI Maria Esther Junqueira, CEI Irmãs de Betânia, CEI Betânia, CEI Espaço Criança, CEI Lindalva Bassetto, CEI Haydee Colli Monteiro, CEI Nossa Senhora do Carmo, CEI Maria Helena Januário II, CEI Jurema Neves Canziani, CEI Jorge Dib ABussafi, CEI Marabá, CEI Sebastião Sanches Sarauza, CEI Débora Dias, CEI Pintando o Arco Íris, CEI São José e CEI Maria Helena Januário I. Além dessas creches, também foram entregues as reformas da Escola Municipal Atanázio Leonel e Andrea Nuzzi; e foi inaugurada a nova Escola Municipal Francisco Aquino Toledo.
Texto: Ulisses Sawczuk e Ana Paula Hedler