Secretaria promove oficinas com coordenadores e técnicos do Cras
O objetivo do encontro é promover discussões de reformulação e pactuação de fluxos e eleição de prioridades do Cras
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB), realiza amanhã (20), “Oficinas de Trabalho” que envolvem coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A ação também vai atender representantes das gerências de Transferência de Renda, Inclusão Produtiva, Garantia de Direitos Socioassistenciais à Criança, Adolescente e Juventude e Proteção Social Especial.
As oficinas de trabalho serão realizadas no Centro Catequético da Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na avenida Madre Leônia Milito, 545, jardim Guanabara, das 8h às 14h. O objetivo do encontro é promover discussões de reformulação e pactuação de fluxos e eleição de prioridades do Cras. Serão desenvolvidas quatro oficinas simultâneas, com o foco de discutir os seguintes eixos interventivos: Gestão Territorial da Proteção Social Básica, Gestão do Cadastro Único para Programas Sociais, Gestão de Benefícios e a Gestão de Informação. O material produzido nas oficinas vão dar origem ao chamado Traçado Metodológico de Serviços, Programas, Projetos e Benefícios. O documento será publicado pela própria Secretaria e, posteriormente, servirá de base para o trabalho executado nos centros espalhados pela cidade.
A gerente do Cras, Ana Cristina Fontes, destacou a importância das oficinas que representam a continuidade do trabalho desenvolvido pelo DPSB, junto a outras coordenações. “O objetivo é nivelar conhecimentos, aprofundar conceitos e redefinir estratégias de intervenção. Queremos ainda aprimorar o atendimento voltado à população londrinense, a fim de garantir que os serviços desempenhem um impacto positivo em todos os sentidos”, disse.
Nos meses de abril e maio também aconteceram oficinas temáticas voltadas ao mesmo público, quando foram elaboradas discussões sobre o Programa de Atendimento Integral à Família. O Paif é o principal serviço ofertado pelos Cras, com características preventivas, protetivas e proativas.