Londrina registra saldo de 5.600 empregos no primeiro semestre
Segundo o Caged, crescimento de empregos na cidade foi de 3,69% em relação ao primeiro semestre de 2011; setor de serviços foi quem mais criou empregos
O primeiro semestre terminou com um saldo positivo na geração de empregos na cidade. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Londrina admitiu 56.121 trabalhadores e demitiu 50.521, o que resultou no saldo de 5.600 novos postos de trabalho no semestre.
O resultado é o terceiro da série histórica dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o melhor foi obtido no ano de 2010, quando durante o primeiro semestre do ano a cidade teve um saldo positivo 7.281 empregos. Segundo o Caged, o crescimento de empregos em Londrina foi de 3,89% em relação ao primeiro semestre de 2011.
Os setores econômicos que mais admitiram no semestre foram os de serviço com saldo de 3.069 novos postos de trabalho, seguido de construção civil com 1.015 e em terceiro lugar ficou o setor de indústria da transformação com saldo de 650 novos postos de trabalho.
Para Neiva Vieira, secretária do Trabalho Emprego e Renda, os números atualizados do Caged são extremamente significativos. “O resultado do primeiro semestre na geração de empregos é muito positivo. Ele é o terceiro melhor desempenho obtido até então, isso é uma grande conquista para cidade.”
Neiva destaca ainda que é importante verificar que todos os setores econômicos da cidade geraram empregos, alternadamente, com destaque para as áreas de serviços, construção civil e indústria, mas também a área de comércio e agropecuária garantiram postos de trabalho. “Londrina hoje é uma cidade de oportunidades de empregos em todas as áreas, tanto que ofertamos semanalmente em torno de 1.000 novas vagas em diferentes ocupações”, lembrou Neiva.
Desde maio de 2009, o saldo de Londrina de acordo com o Caged é de 28.560 novos empregos.