Guarda Municipal começa a disponibilizar informações diárias do vídeo monitoramento
O cidadão que estiver envolvido pode solicitar junto à administração da GM uma cópia da filmagem
O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) da Guarda Municipal(GM) começou hoje (25) a disponibilizar informações diárias do vídeo monitoramento. O cidadão que estiver envolvido pode solicitar junto à administração da GM uma cópia da filmagem, mediante a apresentação de um boletim de ocorrência, comprovando que esteve envolvido no fato. A GM fornece um DVD com a filmagem. As imagens são mantidas no sistema do vídeo monitoramento por 30 dias, depois disso, elas são apagadas automaticamente.
Os guardas da GM, uma vez identificadas ações suspeitas por meio do GCOM, são acionados e vão até o local atender a ocorrência. De acordo com o secretário de Defesa Social, Jefferson Dias, o vídeo monitoramento agilizou o processo de intervenção da Guarda. “A partir do momento que suspeitamos de algo, nossa equipe já vai ao local para conferir a situação. Com o monitoramento essa identificação é muito mais rápida, e quanto mais rápida é a ação, melhor é o resultado.”
O serviço de vídeo monitoramento entrou em funcionamento no último dia 5. São 83 câmeras já instaladas em todas as regiões da cidade, e mais 117 já foram adquiridas. O equipamento funciona na sede da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), localizada na avenida Duque de Caxias, 333.
O Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) é responsável pelo monitoramento. Foram investidos mais de R$ 5 milhões de reais na compra de equipamentos. As câmeras móveis têm um raio de 120 metros com nitidez para o reconhecimento facial. O setor funciona 24 horas por dia, e em quase um mês de funcionamento já registrou várias ocorrências. A mais comum delas é a abordagem a suspeitos ou usuários de drogas, um trabalho de precaução da GM. No total são 13 delitos foram registrados desde a criação do GCOM.




